Vai ser difícil alguém resistir se você fizer esta fantástica coxinha de frango crocante, do Canal Dicas e Receitas da Celly, que fica super saborosa! Com todas as dicas para um excelente resultado, ela realmente fica sequinha e crocante por fora, trazendo um farto e suculento recheio de frango. Não espere mais, faça e receba os elogios!
Como fazer coxinha de frango crocante
Para a coxinha de frango crocante, você vai iniciar com o preparo de recheio, que precisa estar frio para ser utilizado. Para isso, esquente uma panela no fogo com óleo, acrescente a cebola, o alho e os tomates, mexendo e deixando refogar. Em seguida, para temperar, use: colorau, pimenta-do-reino e sal, mexendo novamente e refogando. Inclua o frango cozido e desfiado, mexa e agora deixe refogar junto. Inclua por último o cheiro-verde, mexa, experimente e acerte o sal, se for preciso. Apague o fogo, transfira para uma vasilha e aguarde esfriar enquanto faz a massa. Conclua a receita seguindo as orientações. Sirva e saboreie essa gostosura!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de coxinha de frango crocante
Para o recheio
- 2 dentes de alho picadinhos
- pimenta-do-reino e sal (a gosto)
- cheiro-verde picado (a gosto)
- 2 peitos de frango cozidos em água e 1 cubo de caldo de frango e desfiados (cerca de 600 g)
- 1 colher (chá) rasa de colorau
- ½ cebola picada
- 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
- 2 tomates maduros picadinhos
Para a massa
- 2 sachês ou cubos de caldo de frango
- 500 g de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher (chá) de sal
- 3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
- 3 xícaras (chá) de água
- óleo para a fritura
- 200ml de água (para empanar)
- farinha de rosca o quanto baste (para empanar)
- 1 colher (sopa) de amido de milho (para empanar)
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
Do recheio
- Aqueça uma panela no fogo com 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite, junte ½ cebola picada e 2 dentes de alho picadinhos, além de 2 tomates maduros picadinhos, misturando e refogando.
- Tempere com: 1 colher (chá) rasa de colorau, pimenta-do-reino e sal a gosto, misturando e refogando.
- Entre com 2 peitos de frango cozidos e desfiados, misture e refogue tudo junto.
- Acrescente cheiro-verde picado a gosto, misture, prove e corrija o sal, se necessário.
- Desligue o fogo, passe para um recipiente e deixe esfriar enquanto prepara a massa.
Da massa
- Em uma panela ainda fora do fogo coloque: 3 xícaras (chá) de água, 2 sachês ou cubos de caldo de frango, 3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga e 1 colher (chá) de sal.
- Leve ao fogo e deixe ferver.
- quando estiver fervendo, adicione de uma só vez, 500 g de farinha de trigo sem fermento, diminuindo o fogo e mexendo vigorosamente com uma colher de pau, até a farinha sumir.
- Continue mexendo por mais uns 5 minutos, para a massa ficar bem cozida e lisinha.
- Passe a massa para uma bancada limpa e seca e vá mexendo com a colher de pau, até amornar e você conseguir sovar com as mãos.
- Vá sovando a massa até ela ficar lisa e maleável, depois embrulhe-a num plástico limpinho, para a massa não ressecar.
- Retire uma porção da massa morninha, faça uma bolinha, transforme-a numa conchinha, abrindo na mão e acrescente o recheio de frango já frio, reservado. Se quiser incrementar com catupiry, adicione-o na conchinha antes do recheio.
- O próximo passo é fechar bem o salgado, modelando-o com uma pontinha, para dar o formato característico da coxinha. Repita o processo para modelar todas as coxinhas e reserve-as numa forma espaçosa.
- Para empanar as coxinhas, numa vasilhinha, misture: 1 colher (sopa) de amido de milho com 200ml de água e em outra vasilha coloque farinha de rosca.
- Pegue uma coxinha com uma das mãos, passe na misturinha de água com amido, escorra o excesso e em seguida, com a outra mão, passe na farinha de rosca. Faça isso com todas as coxinhas e acomode-as numa forma.
- Aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo e quando estiver quentinho, adicione, no máximo, 4 coxinhas, fritando de um lado até dourar e depois do outro lado. Se colocar muitas coxinhas por vez para fritar, o óleo irá esfriar e elas ficarão encharcadas.
- Com as coxinhas fritas, retire e escorra em papel-toalha. Repita o processo para fritar todas as coxinhas.
- Sirva e delicie-se com sua maravilhosa coxinha de frango crocante!
Rendimento: cerca de 25 unidades.
Dica adicional: Se desejar congelar as coxinhas, após empaná-las, basta levar a forma para o freezer. Quando for consumir, é só descongelar e fritar. No freezer a durabilidade é de 3 meses, já na geladeira, você pode deixar as coxinhas empanadas por até 3 dias.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais