Nada mais gostoso em dias frios, do que degustar um delicioso e reconfortante chocolate quente de cafeteria, não é mesmo? E melhor ainda será você fazer essa maravilha no conforto do seu lar, seguindo essa receitinha incrível, que fica bem cremosa e não leva leite condensado, nem amido de milho! Confira a receita do Canal Gabriel Freitas, faça o irresistível chocolate quente de cafeteira e surpreenda-se!
Como fazer chocolate quente de cafeteira
Para o chocolate quente de cafeteira, colocaremos numa panela grande, sem estar no fogo ainda, o chocolate em pó, 50% cacau e o creme de leite, misturando bem com um fouet, para dissolvermos o chocolate. Juntaremos o açúcar, tornaremos a misturar e incluiremos o leite, levando ao fogo alto e misturando com o fouet. Levaremos a panela ao fogo alto e misturarmos com o fouet. Agregaremos o chocolate meio amargo nobre picado, misturarmos bem e esperaremos ferver, diminuiremos o fogo para baixo e manteremos fervendo por 13-16 minutos, até engrossar, mas não muito. Concluiremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e deguste seu incrível chocolate quente de cafeteira!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de chocolate quente de cafeteira
- 200g de chocolate meio amargo nobre picado
- 1 caixinha de creme de leite (200g)
- 1 xícara (chá) de açúcar (pode ser refinado, cristal ou demerara)
- 8 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% cacau (não use achocolatado)
- 1 litro de leite integral
Obs.: A medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
- Em uma panela espaçosa, com o fogo desligado ainda, adicione 8 colheres (sopa) de chocolate em pó, 50% cacau e 1 caixinha de creme de leite, mexendo bem com um fouet, até a completa dissolução do chocolate.
- Acrescente 1 xícara (chá) de açúcar, mexa novamente e entre com 1 litro de leite integral.
- Agora, sim, coloque a panela em fogo alto e mexa com o fouet.
- Inclua 200g de chocolate meio amargo nobre picado, mexa muito bem e aguarde levantar fervura, mexendo por vezes.
- Assim que ferver, abaixe o fogo e continue a fervura por cerca de 13-16 minutos, até as borbulhas ficarem bem cremosas, não havendo necessidade de engrossar demais no fogo, pois ao esfriar um pouco, o chocolate ganhará mais consistência. Mexa ocasionalmente com o fouet.
- Desligue, transfira para uma jarrinha ou canecão, sirva e desfrute do seu saboroso chocolate quente de cafeteira!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais