Como fazer canjiquinha com maminha: um prato delicioso para o jantar em família

Não deixe de conferir como preparar essa saborosa canjiquinha com maminha, ideal para qualquer uma de suas refeições!

canjiquinha com maminha
canjiquinha com maminha

Se você ainda não conhece a canjiquinha com maminha, também chamada de quirera com maminha, vai adorar essa maravilha de prato, que você aprenderá a fazer com o Canal  Cozinha da Wilza! Essa refeição nutritiva e reforçada vai conquistar a todos, sendo perfeita para servir nesses dias mais frios! Então separe os ingredientes e faça hoje mesmo!

Como fazer canjiquinha com maminha

Para a receita de canjiquinha com maminha, esquente uma panela de pressão grande no fogo com azeite de oliva, acrescente a maminha e, para temperar, use sal e pimenta-do-reino a gosto, salpicando dos dois lados, selando bem e deixando dourar. A carne estando dourada, ponha mais um fio de azeite e inclua o alho, a cebola, o salsão e o alho-poró e a cenoura, misturando e deixando refogar durante uns 5 minutos. Acrescente a páprica picante, 2 litros de caldo de legumes, feche a panela de pressão com a tampa e, assim que começar a chiar, diminua o fogo e marque 1 hora de cozimento em fogo mínimo. Conclua a receita seguindo as orientações. Sirva e saboreie essa gostosura!

Ingredientes da receita de canjiquinha com maminha

  • cheiro-verde picado (a gosto)
  • 5 litros de caldo de legumes
  • 250 g de canjiquinha ou quirera de milho
  • sal e pimenta-do-reino (a gosto)
  • 2 tomates maduros picados
  • 30 g de cenoura triturada
  • 15 g de salsão e 15 g de alho-poró, ambos picadinhos
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva + um fio de azeite
  • 1 colher (sopa) de páprica picante
  • 1 peça de cerca de 1 kg de maminha
  • 4 dentes de alho picadinhos
  • queijo parmesão ralado a gosto (para servir, opcional)

Modo de preparo

  1. Aqueça uma panela de pressão espaçosa no fogo com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, junte 1 peça de cerca de 1 kg de maminha e tempere-a com sal e pimenta-do-reino a gosto, dos dois lados e deixe selar bem, dourando-a por igual.
  2. Com a carne douradinha, coloque mais um fio de azeite e adicione 4 dentes de alho picadinhos, 1 cebola picada, 15 g de salsão e 15 g de alho-poró, ambos picadinhos e 30 g de cenoura triturada, mexendo e refogando por uns 5 minutinhos.
  3. Inclua 1 colher (sopa) de páprica picante, junte 2 litros de caldo de legumes, tampe a panela de pressão e, assim que pegar pressão, abaixe o fogo e conte 1 hora de cozimento, sempre em fogo baixo.
  4. Desligue o fogo, retire a pressão com cuidado, abra a tampa, passe a carne para um recipiente e desfie com a ajuda de dois garfos.
  5. Volte a carne para a panela com o molho, acenda o fogo e junte 2 tomates maduros picados, mais 2 litros de caldo de legumes, mexa e aguarde ferver, e quando isso acontecer, entre com 250 g de canjiquinha ou quirera de milho, mais 1 litro de caldo de legumes e deixe cozinhar sem pressão, por cerca de 20 minutos, mexendo por vezes para não grudar no fundo da panela.
  6. Finalize com cheiro-verde picado a gosto, sirva e delicie-se com sua sensacional canjiquinha com maminha, podendo polvilhar com queijo parmesão ralado a gosto, se desejar.

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.