Que tal fazer para o lanche da tarde ou para saborear em qualquer ocasião, esse sensacional biscoito de polvilho frito, do Canal Adilson Figueira, que vai deixar um gostinho de quero mais? Feito sem complicação na panela de pressão, você terá todas as dicas para ele não estourar e ficar sequinho e crocante! Faça e arrase!
Como fazer biscoito de polvilho frito
Para a receita de biscoito de polvilho frito, coloque numa vasilha o polvilho azedo ou doce e deixe reservado. Em seguida, ponha em uma leiteira e leve ao fogo até levantar fervura: a água, o óleo e o sal, colocando no fogo até levantar fervura. Derrame essa mistura fervendo por cima do polvilho, para escaldar e misture com uma colher. Para continuar com a receita, espere esfriar e depois entre com um ovo inteiro, amassando manualmente. Para dar o ponto na massa, agregue 1 e ½ colher (sopa) de água, amasse mais um pouco e ponha a outra colher e meia de água, amassando para obter uma massa homogênea, que não “cole” mais nas mãos. Finalize a receita seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e desfrute desse biscoito incrível!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de biscoito de polvilho frito
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 2 xícaras (chá) de polvilho azedo ou doce
- 3 colheres (sopa) de óleo + meio litro de óleo (para fritar os biscoitos)
- 1 ovo inteiro
- 2 colher (café) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- 1 copo de leite integral
- 150ml de água + 3 colheres (sopa) de água (para dar o ponto na massa)
Obs.: a medida da xícara é de 200ml.
Modo de preparo
- Em uma tigela adicione: 2 xícaras (chá) de polvilho azedo ou doce e reserve.
- Na sequência, coloque em um canecão: 150ml de água, 3 colheres (sopa) de óleo e 1 colher (chá) de sal, leve ao fogo e aguarde ferver.
- Despeje essa mistura de líquidos fervente sobre o polvilho para escaldar e mexa com uma colher.
- Aguarde esfriar para prosseguir com a receita e só então acrescente 1 ovo inteiro, misturando-o na massa e depois amassando tudo com as mãos. Você vai notar que a massa ainda está ressecada, nessa etapa, junte a metade das 3 colheres (sopa) de água e continue amassando, acrescente a outra metade da água e torne a amassar, até obter uma massa uniforme, que não gruda mais nas mãos.
- O próximo passo é tirar uma porção da massa e enrolar com as mãos numa bancada limpa e seca, formando um rolinho fino e comprido. Repita o processo modelando todos os biscoitos até terminar a massa.
- Pegue uma panela de pressão, retire a borracha da tampa e coloque meio litro de óleo, leve ao fogo e, assim que o óleo começar a esquentar, sem estar quente ainda, adicione no máximo 3 rolinhos, mas antes, dê uma torcida em cada um deles.
- Quando os biscoitos subirem, feche a panela com a tampa sem a borracha e marque 4 minutos, balançando a panela uma vez nesse meio tempo.
- Após 4 minutos, desligue o fogo e aguarde 1 minuto, depois chacoalhe a panela, abra a tampa e retire os biscoitos, passando-os para uma vasilha forrada com papel-toalha, para escorrer o excesso de óleo.
- Repita o processo para fritar todos os biscoitos. Se notar que seus biscoitos murcharam, na próxima remessa, deixe por um pouco mais de tempo no fogo. O ponto certo é quando eles ficam douradinhos por fora, mas tome cuidado para não queimar.
- Sirva e saboreie seu maravilhoso biscoito de polvilho frito!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais