A carne louca é uma tradicional receita brasileira, feita de carne bovina cozida e bem temperada, que se desfia e fica cheia de sabor. O nome vem do modo de preparo, cheio de temperos e especiarias que dão um toque especial. Ela é perfeita para rechear sanduíches ou até para acompanhar arroz em uma refeição completa. Aprenda a fazer essa delícia, do Canal Divinas Receitas, e prepare hoje mesmo!
Como fazer carne louca
Para fazer a carne louca, usaremos carne bovina em cubos, cozida com ingredientes como cebola, tomate, pimentão, cenoura, alho, molho de tomate, e uma variedade de temperos. Primeiro, douramos o alho e a cebola no azeite e depois refogamos a carne. Em seguida, adicionamos os temperos e demais ingredientes, cobrindo tudo com água quente e deixando cozinhar na pressão por 40 minutos. Quando a carne estiver macia, basta desfiar e ajustar o sal, finalizando com cheiro-verde para dar frescor e cor ao prato.
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de carne louca
- 1 kg de carne em cubos (acém ou outra de sua preferência)
- 2 cebolas médias picadas
- 3 tomates médios picados
- 1 pimentão verde picado
- 1 cenoura média picada
- 3 dentes de alho picadinhos
- 1/2 colher de sopa de colorau
- 1/2 sachê de molho de tomate (170 g)
- 1/4 de xícara de chá de vinagre
- Água quente (o quanto baste)
- Azeite, cheiro-verde, folhas de louro, sal e tempero baiano a gosto
Modo de preparo
- Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola até ficarem bem douradinhos e cheirosos.
- Adicione os cubos de carne e refogue até que fiquem selados. Tempere com o colorau, folhas de louro, sal, tempero baiano e o vinagre, misturando bem.
- Acrescente a cenoura, o pimentão, o tomate e o molho de tomate, mexendo tudo até incorporar.
- Cubra os ingredientes com água quente, tampe a panela e cozinhe sob pressão por 40 minutos.
- Desligue o fogo e espere que toda a pressão saia naturalmente antes de abrir a panela.
- Desfie a carne com a ajuda de um garfo, remova as folhas de louro e ajuste o sal, se necessário. Finalize incorporando o cheiro-verde para um toque fresco.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais