O que você acha de aprender a preparar para o almoço ou jantar da família, essa fantástica canjiquinha mineira, que vai deixar um gostinho de quero mais? Combinando todos os ingredientes com perfeição, ela é cozida com costelinha de porco, paio e bacon para dar sabor, um prato que todos vão elogiar! Não perca tempo, confira tudo, faça e surpreenda a todos!
Como fazer canjiquinha mineira
Para a canjiquinha mineira, com um preparo simples, você vai começar hidratando a canjiquinha, numa tigela com água, deixando-a reservada. Nesse meio tempo, coloque a costelinha fresca de porco numa tigela e tempere com o alho socado com o sal, incluindo pimenta-do-reino, mexendo bem manualmente, para a carne pegar os temperos. Coloque uma panela de pressão no fogo com banha de porco ou azeite, se preferir, junte a carne e frite-a para ficar dourada. Junte a cebola e deixe dourar, pondo, na sequência, o vinho branco seco e a água. Finalize a receita seguindo as orientações. Sirva e deguste esse prato divino!
Ingredientes da receita de canjiquinha mineira
- pimenta-do-reino (a gosto)
- queijo parmesão ralado a gosto (para finalizar)
- um pedaço de 100 g de bacon (não picar)
- 1 copo americano cheio de vinho branco seco
- ½ copo americano de água
- 1 colher (sopa) de missô
- 500 g de costelinha fresca de porco cortada em pedaços
- 1 cabeça de alho socada com 1 colher (sopa) rasa de sal
- 250 g de canjiquinha de milho (também conhecida como quirera)
- ½ gomo de linguiça paio
- 1 tomate maduro picado grosseiramente
- um pouco de banha de porco ou azeite
- 1 cebola média picada
- água o quanto baste (para hidratar a canjiquinha)
- 1 litro e 200ml de água
Modo de preparo
- Adicione 250 g de canjiquinha de milho numa vasilha e junte água o suficiente para cobrir, reservando para essa canjiquinha ficar hidratada.
- Enquanto isso, disponha em um recipiente, 500 g de costelinha fresca de porco cortada em pedaços, temperando com 1 cabeça de alho socada com 1 colher (sopa) rasa de sal e pimenta-do-reino a gosto, misturando bem com as mãos para a carne absorver os temperos.
- Leve uma panela de pressão ao fogo com um pouco de banha de porco ou azeite, junte a carne e deixe a costelinha fritar, ficando douradinha.
- Acrescente 1 cebola média picada e doure-a, despejando, em seguida,1 copo americano cheio de vinho branco seco e meio copo americano de água.
- Tampe a panela e, após pegar pressão, marque exatos 15 minutos de cozimento.
- Após esse tempo, desligue o fogo, tire a pressão com cuidado, abra a panela e acrescente 1 tomate maduro picado grosseiramente, ½ gomo de linguiça paio, um pedaço de 100 g de bacon e a canjiquinha de milho que você hidratou, juntando 1 litro e 200ml de água.
- Tampe a panela novamente e após pegar pressão, marque exatos 15 minutos de cozimento.
- Decorrido esse tempo, apague o fogo, retire a pressão com cuidado, abra a panela e, com um pegador ou espátula, retire todos os pedaços de costelinha, o paio e o bacon (para saborear num outro momento).
- Agora retire um pouco da canjiquinha sem as carnes, coloque numa vasilhinha, acrescente 1 colher (sopa) de missô e misture bem com uma colher para dissolver.
- Despeje esse missô na panela ainda com o fogo desligado e misture, agora, sim, voltando ao fogo para ferver.
- Salpique com queijo parmesão ralado a gosto, sirva e delicie-se com sua apetitosa canjiquinha mineira!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais