Com essa receita formidável, você aprenderá a preparar, sem complicação, um delicioso bolo trufa de maracujá, que fica dos deuses e vai deixar um gostinho de quero mais! Combinando um bolo de chocolate incrível, com uma mousse de maracujá sensacional e cobertura de ganache, ele vai surpreender a todos! Faça e arrase!
Como fazer bolo trufa de maracujá
Para a receita de bolo trufa de maracujá, você seguirá o passo a passo para algumas etapas de preparo, mas não se preocupe, pois são fáceis de fazer. Inicie pelo bolo, utilizando: óleo, açúcar, ovos, água morna, fermento químico em pó, chocolate em pó ou achocolatado e farinha de trigo sem fermento. Depois, para a mousse de maracujá, serão necessários: creme de leite, gelatina incolor sem sabor, suco concentrado de maracujá e leite condensado. Depois, para a ganache da cobertura, os ingredientes são chocolate meio amargo picado e creme de leite. Com tudo pronto, sirva e deguste esse bolo magnífico!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de bolo trufa de maracujá
Para o bolo
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
- 3 ovos inteiros
- 1 xícara (chá) de água morna
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó ou achocolatado
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
Para a mousse de maracujá
- 1 caixinha de creme de leite (200 g)
- ½ sachê de gelatina incolor sem sabor já dissolvido em 3 colheres (sopa) de água fria, conforme as instruções da embalagem
- 400ml de suco concentrado de maracujá
- 1 lata de leite condensado (395 g)
Para a ganache da cobertura
- 1 caixinha de creme de leite em temperatura ambiente (200 g)
- 300 g de chocolate meio amargo picado
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
Do bolo
- Numa tigela, adicione 3 ovos inteiros e 1 e ½ xícara (chá) de açúcar, depois bata com um fouet.
- Acrescente ½ xícara (chá) de óleo, 1 xícara (chá) de chocolate em pó ou achocolatado e misture com o fouet.
- Junte 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento e 1 xícara (chá) de água morna, misturando novamente.
- Por último, entre com 1 colher (sopa) de fermento químico em pó e misture novamente.
- Pegue uma forma de furo central, já untada com desmoldante caseiro, ou unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C, por cerca de 40 a 45 minutos. Enquanto isso, prepare a mousse.
- Retire o bolo do forno, deixe esfriar um pouco e depois vá tirando a parte de cima do bolo aos pedaços, deixando uma cavidade na superfície. Os pedaços que retirar, deixe reservados.
- Nessa cavidade, despeje a mousse e depois cubra com plástico-filme, levando à geladeira por 1 hora. Enquanto isso, faça a ganache da cobertura.
- Com a ganache pronta, vá acomodando os pedaços de bolo reservados sobre a mousse, após tirar o plástico.
- Na sequência, vire o bolo num prato de servir e despeje a ganache da cobertura sobre ele.
- Sirva e delicie-se com seu irresistível bolo trufa de maracujá! Bom proveito!
Da mousse de maracujá
- No copo do liquidificador, adicione: 1 caixinha de creme de leite, 1 lata de leite condensado, ½ sachê de gelatina incolor sem sabor já dissolvido em 3 colheres (sopa) de água fria, conforme as instruções da embalagem e 400ml de suco concentrado de maracujá.
- Tampe e bata bem para homogenizar.
- Sua mousse está pronta.
Da ganache da cobertura
- Leve ao micro-ondas para derreter, 300 g de chocolate meio amargo picado numa tigela, pausando e misturando a cada 30 segundos, para não queimar. Se preferir, derreta em, banho-maria.
- Junte 1 caixinha de creme de leite em temperatura ambiente e misture bem.
- Sua ganache está pronta.
Dica adicional: para fazer o desmoldante caseiro, misture: 1 colher (chá) de óleo, 1 colher (chá) de margarina e 1 colher (chá) de farinha de trigo sem fermento.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais