Ninguém vai resistir se você preparar para a família, este espetacular bolo salgado de frango, do Canal Isamara Amâncio, que fica dos deuses! Ele fica cheiroso, macio, fofinho, úmido por dentro, bem temperado e você pode variar o recheio a vontade, utilizando o que tiver em casa! Não espere mais, faça e receba muitos elogios!
Como fazer bolo salgado de frango
Para a receita de bolo salgado de frango, você seguirá o passo a passo para o preparo de algumas etapas, mas não se preocupe, são fáceis de fazer. No recheio, você utilizará: alho, creme de leite, salsinha, pimenta-do-reino, azeite, frango, orégano, cebola, tomate, sal e água. Já para a massa, serão necessários: ovos, óleo, leite, açúcar, amido de milho, farinha de trigo sem fermento, sal e fermento químico em pó. Por fim, para a montagem e decoração, você usará: muçarela, requeijão cremoso, tomate e orégano. Sirva e saboreie essa maravilha!
Ingredientes da receita de bolo salgado de frango
Para o recheio
- 1 colher (sopa) rasa de alho picadinho
- 1 caixinha de creme de leite (200 g)
- ¼ xícara (chá) de salsinha picadinha
- ¼ colher (chá) rasa de pimenta-do-reino
- 2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
- 700 g de filé de peito de frango cozido e desfiado (após cozido fica com 500 g)
- 1 colher (sopa) rasa de orégano
- ½ xícara (chá) de cebola picadinha
- ½ xícara (chá) de tomate picadinho
- ½ colher (sopa) rasa de sal
- 1 litro de água (para o cozimento do frango)
Para a massa do bolo
- 1 xícara (chá) de óleo
- 4 ovos inteiros
- ½ xícara (chá) de açúcar refinado (fundamental para a textura e cor da massa)
- 1 xícara (chá) de leite integral
- 1 e ½ xícaras (chá) de amido de milho
- 1 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (205 g)
- 2 colheres (sopa) rasas de fermento químico em pó
- 1 colher (chá) rasa de sal
Para a montagem e decoração
- 150 g de muçarela ralada
- orégano a gosto
- 1 tomate em rodelas
- 150 g de requeijão cremoso
Obs.: a medida da xícara é de 210ml.
Modo de preparo
Do recheio
- Aqueça uma panela no fogo com 2 colheres (sopa) de azeite ou óleo, junte ½ xícara (chá) de cebola picadinha e refogue, incluindo em seguida, 1 colher (sopa) rasa de alho picadinho, mexendo e dourando levemente.
- Acrescente ½ xícara (chá) de tomate picadinho, refogue bem e depois entre com 700 g de filé de peito de frango cozido e desfiado, temperando com: ½ colher (sopa) rasa de sal, 1 colher (sopa) rasa de orégano, ¼ colher (chá) rasa de pimenta-do-reino, ¼ xícara (chá) de salsinha picadinha e 1 caixinha de creme de leite, misturando tudo e cozinhando por 2 minutos.
- Desligue o fogo e deixe reservado enquanto você faz a massa.
Da massa da torta, montagem e decoração
- Em uma tigela espaçosa coloque: 4 ovos inteiros, batendo com o fouet por 1 minuto.
- Acrescente: 1 e ½ xícaras (chá) de amido de milho, 1 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento, ½ xícara (chá) de açúcar refinado, 1 xícara (chá) de óleo, 1 xícara (chá) de leite integral, 1 colher (chá) rasa de sal e 2 colheres (sopa) rasas de fermento químico em pó.
- Misture por 1 minuto com o fouet.
- Despeje um pouco da massa numa forma de furo central (22 cm de diâmetro x 9 cm de altura), já untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, espalhando o recheio por cima, seguido de colheradas de requeijão cremoso e muçarela ralada, repetindo as camadas até terminar com uma fina camada de massa.
- Decore com 1 tomate em rodelas e salpique com orégano a gosto.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 1 hora e 5 minutos.
- Retire, passe uma faquinha sem serra na volta toda da forma, deixe esfriar por 1 hora, desenforme, sirva e saboreie seu delicioso bolo salgado de frango!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais