Nada mais saboroso do que num dia quente de verão saborear um refrescante bolo gelado recheado. Realmente é tudo de bom. Essa receita que o canal Marcos Lima é exatamente essa delícia. Siga o passo a passo dessa versão com abacaxi e doce de leite, faça, é divina!
Como fazer bolo gelado recheado
Para fazer bolo gelado recheado vamos precisar para a massa de, farinha e trigo, leite, açúcar, maisena, ovos, óleo, essência de baunilha, margarina e fermento em pó. Para o recheio iremos precisar de doce de leite. Para o creme de coco vamos utilizar creme de leite, leite condensado, leite de coco, leite, coco ralado, maisena e leite em pó. Para o doce de abacaxi iremos utilizar açúcar e abacaxi. Para a calda vamos precisar de leite, leite condensado e coco ralado. Iremos preparar a massa, o creme de coco, o doce de abacaxi seguindo as instruções. Em seguida iremos fazer a montagem da forma conforme o passo a passo, finalizar com coco ralado, cobrir com papel alumínio, gelar por 4-5 horas, retirar da geladeira e saborear cada pedaço!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de bolo gelado recheado
Para o bolo
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara de maisena
- 3 ovos
- 60 ml de óleo
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 2 colheres (sopa) de margarina bem cheias
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Para o recheio
- 500 gramas de doce de leite cremoso
Para o creme de coco
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 caixinha de leite condensado
- 1 vidro de leite de coco
- 500 ml de leite
- 50 gramas de coco ralado
- 4-5 colheres(sopa) de maisena
- 4 colheres(sopa) de leite em pó
Para o doce de abacaxi
- 1 xícara(chá) de açúcar
- 1 abacaxi
Para a calda
- 1 ½ xícara(chá) de leite
- ½ caixinha de leite condensado
- Coco ralado a gosto
Modo de preparo
Do bolo
- No liquidificador coloque os ovos, o óleo, o leite, o açúcar, a essência de baunilha, e bata por 1 minuto para homogeneizar.
- Adicione a margarina, a farinha de trigo, a maisena e bata um pouco mais para incorporar. Coloque o fermento em pó e bata rapidamente para agregar.
- Despeje essa mistura numa forma retangular ( 30 cm x 20 cm) untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 30 minutos.
- Retire do forno, deixe amornar, desenforme e corte em 2 metades na horizontal.
Do creme de coco
- Coloque numa panela o leite condensado, o leite em pó, a maisena e misture bem para dissolver totalmente.
- Adicione o leite, o leite de coco, o creme de leite, mexa bem, leve em fogo médio mexendo sempre, até ferver, engrossar, deixe cozinhar por 2 minutos e retire do fogo.
- Cubra com plástico filme rente ao creme e deixe esfriar.
Do doce de abacaxi
- Numa panela coloque o abacaxi picado, o açúcar, leve em fogo médio, mexendo de vez em quando, até ferver, cozinhar, reduzir os líquidos e ficar transparente.
- Retire do fogo e deixe esfriar.
Montagem
- Coloque uma metade de bolo na forma, regue com a calda de leite + leite condensado, e disponha metade do creme de coco.
- Coloque o doce de abacaxi, em seguida o doce de leite e espalhe bem para ficar nivelado.
- Cubra com a outra metade do bolo, regue com o restante da calda e disponha o restante do creme.
- Polvilhe coco ralado, cubra com papel alumínio e leve para gelar por cerca de 4-5 horas. Quanto mais gelado melhor.
- Retire da geladeira e se delicie com esse incrível bolo gelado recheado!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais