O bolo gelado de chocolate é um clássico que faz sucesso em qualquer ocasião, especialmente entre os fãs de chocolate. Ele é a escolha perfeita para quem gosta de um doce gelado e cheio de sabor. Confira o passo a passo dessa receita e prepare essa delícia irresistível!
Como fazer bolo gelado de chocolate
Para preparar o bolo gelado de chocolate, a massa é feita no liquidificador com ingredientes simples, como farinha de trigo, café e chocolate em pó. Após assar e cortar o bolo em pedaços, ele é coberto com uma calda cremosa que penetra nos pedaços, garantindo o sabor único. Depois, é só gelar e aproveitar!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de bolo gelado de chocolate
Para o bolo
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de café coado
- ½ xícara (chá) de chocolate 50% cacau
- ½ xícara (chá) de óleo
- 3 ovos
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de bicarbonato de sódio
- 1 pita de sal
Para a calda
- 3 colheres (sopa) de chocolate 50%
- 1 colher (sopa) de manteiga
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 400 ml de leite
Modo de preparo
Do bolo
- No liquidificador, adicione os ovos, o óleo, o café cozido, o açúcar, o chocolate em pó e o sal. Bata por 1 minuto para misturar bem.
- Em uma tigela, coloque uma farinha de trigo peneirada, o fermento e o bicarbonato. Adicione a mistura do liquidificador e mexa até ficar homogêneo.
- Coloque a massa em um refratário (31 cm x 21 cm) untado e enfarinhado. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 35-40 minutos.
- Retire o forno, deixe amornar e corte o bolo em quadrados para facilitar a absorção da calda.
Da calda
- Em uma panela, coloque o leite, o açúcar, o chocolate em pó e a manteiga. Leve ao fogo médio e, quando ferver, deixe cozinhar por 5 minutos até engrossar levemente.
- Retire o fogo e despeje a calda sobre o bolo cortado, espalhando para cobrir toda a superfície.
- Leve à geladeira por algumas horas até gelar bem.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais