Bolo de Chocolate com Massa Negra



Autor:

BOLO DE CHOCOLATE COM MASSA NEGRA

Aprenda a fazer o Bolo de Chocolate com Massa Negra com a Mestre da Confeitaria Bia Melo! Você já deve ter visto o bolo de chocolate com massa negra em vários lugares e ficou se perguntando “como esse bolo de chocolate fica tão pretinho?”. Por isso, a mestre da confeitaria Bia Melo nos ensina a fazer esse maravilhoso bolo de chocolate com massa negra e a sua cobertura de ganache de chocolate.
Para fazer o bolo de chocolate com massa negra, você vai utilizar alguns ingredientes diferentes, mas que você sempre tem casa ou são fáceis de encontrar, como azeite extra virgem, cacau em pó e bicarbonato de sódio. Os demais ingredientes são simples e comuns a todas as receitas de bolo de chocolate, como ovos, farinha de trigo, açúcar e sal. Outra novidade do bolo de chocolate com massa negra é que ele não leva fermento em pó na preparação. O bicarbonato de sódio, portanto, tem uma dupla função na receita do bolo de chocolate com massa negra: faz o bolo crescer e potencializar a cor do cacau em pó, deixando o seu bolo de chocolate bem mais pretinho.
O modo de preparo do bolo de chocolate com massa negra é muito simples: basta bater os ovos, o azeite e o açúcar na batedeira, depois acrescentar a mistura de água fervente com cacau em pó e, por último, acrescentar a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio e o sal. Depois de 40 minutos assando em forno preaquecido a 160ºC, você terá um bolo de chocolate com massa negra aerado, molhadinho e delicioso!
Para completar essa explosão de sabor, a cobertura do bolo de chocolate com massa negra é um ganache simples, cremoso e delicioso, que tem o efeito de contrastar com a cor do bolo e dar aquele charme todo especial.
Faça o bolo de chocolate com massa negra hoje mesmo e deixe todos os seus amigos e familiares de queixo caído! Bolo de Chocolate com Massa Negra

Veja Também: 6 Receitas de Pudim de Geladeira
Veja Também: 10 Sobremesas Para Fazer em 20 Minutos

bolo de chocolate com massa negra

INGREDIENTES

Para o Bolo

  • 4 ovos
  • 125ml de água fervente
  • 125g de farinha de trigo
  • 200g de açúcar
  • 150ml de azeite de oliva extra virgem
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • ½ colher de café de sal

Para a Cobertura

  • 200g de chocolate ao leite ou meio amargo
  • 1 caixinha de creme de leite

COMO FAZER BOLO DE CHOCOLATE COM MASSA NEGRA

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, misture o cacau em pó na água fervente até obter uma pasta. Reserve.
  2. Em outra tigela, peneire a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio e o sal. Misture bem e reserve.
  3. Na batedeira, bata os ovos, o azeite de oliva e o açúcar, em velocidade média, até obter um creme claro (entre 3 e 4 minutos).
  1. Diminua a velocidade da batedeira, acrescente a pasta de cacau reservada e bata até obter uma mistura homogênea.
  2. Desligue a batedeira e misture, aos poucos, a farinha de trigo peneirada com o sal e o bicarbonato de sódio, utilizando um fouet.
  3. Despeje a massa sobre uma forma de 22 a 25cm, untada e enfarinhada.
  4. Leve para assar em forno preaquecido a 160ºC por cerca de 40 minutos.
  5. Retire do forno, espere esfriar e desenforme.
  6. Coloque a cobertura e sirva.

bolo de chocolate com massa negra

Modo de Preparo da Cobertura

  1. Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, parando a cada 30 segundos para misturar e evitar que ele queime.
  2. Adicione o creme de leite e misture até obter um ganache liso e brilhante.
Bolo de Chocolate com Massa Negra
4.7 (93.89%) 36 votes

Compartilhe com um amigo