O bolo cuca é uma receita clássica da confeitaria e remete à infância de muita gente. Além disso é uma ótima sugestão para ser servida num chá ou café da tarde. Confira o passo a passo dessa versão de bolo cuca que o canal receitas da Cris nos oferece, e faça, o resultado é irresistível!
Como fazer bolo cuca
Para fazer bolo cuca vamos utilizar para a farofa, de manteiga, fermento em pó, açúcar e farinha de trigo. Para a massa do bolo cuca, iremos utilizar, farinha de trigo, açúcar, leite, óleo, fermento em pó e ovos. Primeiramente iremos misturar os ingredientes da farofa do bolo cuca num recipiente. Para dar continuidade na receita de bolo cuca, teremos que seguir corretamente a sequência do passo a passo do restante do preparo para que o resultado final seja maravilhoso. Depois disso, vamos retirar do forno, deixar amornar, cortar em quadrados e saborear cada fatia crocante desse bolo cuca divino!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de bolo cuca
Para a farofa
- 4 colheres(sopa) de manteiga
- ½ colher(sopa) de fermento em pó
- 1 ½ xícara(chá) de açúcar
- 1 ½ xícara(chá) de farinha de trigo
Para o bolo
- 2 xícaras(chá) de farinha de trigo
- 1 ½ xícara(chá) de açúcar
- ½ xícara(chá) de leite
- ½ xícara(chá) de óleo
- 1 colher(sopa) de fermento em pó
- 3 ovos
Modo de preparo
Da farofa
- Numa tigela coloque a farinha de trigo, o açúcar, o fermento em pó, a manteiga, e misture bem com as mãos até obter uma farofa úmida e homogênea. Reserve.
Do bolo
- Na batedeira coloque os ovos, o açúcar, e bata bem por 2 minutos até obter um creme esbranquiçado.
- Acrescente a farinha de trigo, o leite, o óleo, o fermento em pó e bata rapidamente para incorporar os ingredientes.
- Despeje essa mistura numa forma retangular (36 cm x 26 cm) untada e enfarinhada, disponha a farofa por cima e espalhe bem para ficar uniforme.
- Asse em forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 30-35 minutos.
- Retire do forno, deixe amornar corte em quadrados e sirva esse lindo bolo cuca!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais