Não deixe de fazer para a família, este magnífico bolo amanteigado de vó, do Canal Nossa Cozinha com Fátima Barros, que fica super macio, fofinho e úmido, chegando a desmanchar na boca, perfeito para servir de sobremesa ou acompanhar um café! O toque especial fica por conta do glacê da cobertura e do coco ralado em flocos da decoração. Faça e comprove!
Como fazer bolo amanteigado de vó
Para a receita de bolo amanteigado de vó, com um preparo descomplicado, comece adicionando na batedeira: as gemas de ovos, o açúcar, a manteiga derretida sem sal e gotinhas de essência de baunilha (opcional), batendo até formar um creme esbranquiçado. Junte a farinha de trigo sem fermento e o amido de milho, mexendo primeiramente com uma espátula e em seguida incluindo o leite integral, batendo novamente por mais 1 minuto e reservando. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e delicie-se!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de bolo amanteigado de vó
Para o bolo
- algumas gotinhas de essência de baunilha (opcional)
- uma pitadinha de sal
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- ½ xícara (chá) de amido de milho (55 g)
- 1 xícara (chá) de manteiga derretida sem sal (180 g)
- 2 ovos grandes (claras e gemas separadas)
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar (270 g)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (260 g)
- 1 xícara (chá) de leite integral em temperatura ambiente (260ml)
Para o glacê e decoração
- coco ralado em flocos; aproximadamente 30 g (para decorar)
- 2 claras (60 a 70 g)
- 8 colheres (de sopa) de açúcar refinado
Obs.: a medida da xícara é de 250ml.
Modo de preparo
Do bolo / finalização e decoração
- Na tigela da batedeira coloque: 2 gemas de ovos e junte 1 e ½ xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de manteiga derretida sem sal e algumas gotinhas de essência de baunilha (opcional).
- Em seguida bata bem até obter um creme clarinho.
- Acrescente 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento e ½ xícara (chá) de amido de milho, misturando para não levantar pó e depois juntando 1 xícara (chá) de leite integral em temperatura ambiente, tornando a bater, mas agora apenas por 1 minutinho. Reserve.
- O próximo passo é bater 2 claras de ovos com uma pitadinha de sal, até atingir o ponto de neve.
- Coloque seu forno para pré-aquecer a 180 °C.
- Despeje essas claras em neve na massa do bolo, agregando também, 1 colher (sopa) de fermento químico em pó, mexendo delicadamente com uma espátula, em movimentos de baixo para cima para garantir a aeração da massa.
- Transfira a massa para uma forma de furo central (24 cm de diâmetro x 8 cm de altura), já untada com margarina e polvilhada com arinha de trigo.
- Leve para assar no forno que está pré-aquecido a 180 °C, por, aproximadamente, 40 a 45 minutos.
- Retire e deixe o bolo amornar, passando uma faquinha sem serra nas laterais e no centro da forma, desenformando-o em seguida, ainda morno.
- Deixe o bolo reservado enquanto você prepara o glacê da cobertura.
- Com o glacê pronto e o bolo já frio, aplique o glacê, passando-o com uma espátula por cima do bolo, nas laterais e na parte de dentro do furo central.
- Para finalizar, polvilhe com coco ralado em flocos.
- Pronto, agora você já pode servir e aproveitar seu irresistível bolo amanteigado de vó!
Do glacê
- Em uma panelinha ainda com o fogo desligado, adicione 2 claras de ovos e acrescente, 8 colheres (de sopa) de açúcar refinado.
- Misture bem com uma espátula e depois leve ao fogo baixo, misturando sem parar para não cozinhar as claras, até você pegar um pouquinho da mistura e apertar entre os dedos, não sentindo mais os grãozinhos de açúcar. Este preparo é rápido, tome cuidado para não passar do ponto, pois as claras não podem ser cozidas.
- Desligue o fogo, passe imediatamente a mistura para a tigela da batedeira e bata em velocidade máxima, até obter picos firmes, que não escorrem dos batedores da batedeira, quando você levanta.
- Seu glacê está pronto para ser utilizado.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais