Com esta receita formidável do Canal Cebola e Salsa, você vai aprender a fazer um bolinho de costela com queijo dos deuses, perfeito para a hora do lanche, para acompanhar suas refeições ou como aperitivo! Com todas as dicas para um ótimo resultado, ele fica super macio, bem temperado e saboroso! Confira tudo e não deixe de fazer!
Como fazer bolinho de costela com queijo
Para o bolinho de costela com queijo, com um preparo descomplicado, esquente uma panela de pressão no fogo com o azeite, acrescentando a cebola e dourando, juntando o alho, misturando e refogando. Junte a costela bovina, misture e sele, diminuindo o fogo e usando para temperar: sal, pimenta e páprica, misturando tudo. Entre com o tomate, misture e inclua a água. Feche a panela com a tampa e quando a panela começar a chiar, conte 20 minutos de cozimento. Finalize a receita seguindo as orientações. Sirva e saboreie essa maravilha!
Ingredientes da receita de bolinho de costela com queijo
- 3 dentes de alho picadinhos
- 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
- 1 colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino e páprica defumada (a gosto)
- 1 cebola picada
- 10 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento
- 1 tomate maduro grande, picadinho
- 700 g de costela bovina cortada em cubinhos (sem osso)
- 300ml de água + 500ml de água
- 50ml de óleo
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- óleo o quanto baste (para fritar)
- 200 g de queijo muçarela em cubos (para o recheio)
- água (para empanar)
- farinha de rosca (para empanar)
Modo de preparo
- Aqueça uma panela de pressão no fogo com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, junte 1 cebola picada e deixe dourar, incluindo 3 dentes de alho picadinhos, mexendo e refogando.
- Entre com 700 g de costela bovina cortada em cubinhos (sem osso), mexa e deixe selar, abaixando o fogo e temperando com 1 colher (chá) de sal, pimenta-do-reino e páprica defumada a gosto, tornando a mexer.
- Coloque 1 tomate maduro grande, picadinho, mexa e adicione 300ml de água.
- Tampe a panela e, assim que pegar pressão, marque 20 minutos de cozimento.
- Após esse tempo, desligue o fogo, tire a pressão com cuidado, abra a panela e veja se está molinha, desmanchando os pedaços que estiverem inteiros com a colher de pau.
- Ligue o fogo novamente, deixe-o baixinho e, para fazer o bolinho, acrescente mais 500ml de água e 50ml de óleo, misturando tudo. Prove e acerte o sal se necessário, junte 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado, aguardando ferver.
- Quando estiver fervendo, entre com 10 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento e vá misturando vigorosamente com a colher de pau por uns 3 minutos, até a farinha ficar bem cozida.
- Desligue o fogo, passe a mistura para uma bancada limpa e seca e espalhe com a colher para esfriar mais rapidamente.
- A massa estando morna, comece a trabalhar com as mãos, sovando-s por uns 3 minutinhos.
- Para modelar os bolinhos, retire uma porção da massa, faça uma bolinha nas mãos, pegue um cubo de queijo muçarela e afunde-o na bolinha, fechando-a bem e acertando a bolinha. Repita o processo para modelar todos os bolinhos, dispondo-os numa forma.
- Para empanar, passe os bolinhos primeiramente numa vasilha com água e em seguida numa vasilha de farinha de rosca, tirando o excesso e reservando.
- Aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo (faça o teste colocando um palitinho de dentes no óleo, se borbulhar, está no ponto correto.
- Adicione no máximo 5 bolinhos, mexa levemente para não grudarem uns nos outros e frite até dourar por igual.
- Retire com uma escumadeira e escorra em papel-toalha. Repita o processo para fritar todos os bolinhos.
- Agora você já pode servir e aproveitar seu apetitoso bolinho de costela com queijo!
Rendimento: 40 bolinhos, em média.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais