Não deixe de fazer para o almoço ou jantar da família esse maravilhoso bolinho de carne, pois fica divino! Bem temperado e combinando todos os ingredientes com perfeição, ele tem um preparo simples e a cenoura e o repolho conferem um toque especial ao prato! Não espere mais, faça hoje mesmo!
Como fazer bolinho de carne
Para o bolinho de carne, lave a cenoura, tire a casca, rale e deixe reservada. Depois corte a cebola em pequenos pedaços, deixando-a reservada também. Parta o repolho ao meio, tire a porção dura do meio e corte fininho. Leve uma panela ao fogo com um fio de azeite ou óleo, inclua a cebola e a cenoura e refogue até dar uma murchada. Agregue o repolho, o sal e a pimenta-do-reino e derrame a água sobre tudo. Cozinhe com a panela tampada durante 1 minuto, depois mexa bem e verifique se o repolho cozinhou. Estando cozido, apague o fogo e deixe amornar. Coloque a carne em uma vasilha e use para temperar: a páprica picante, o sal, a pimenta-do-reino, a pimenta-calabresa seca, o cheiro-verde picado e o tempero baiano, agregando o alho amassado e mexendo manualmente. Conclua a receita seguindo o passo a passo, sirva e aprecie essa delícia!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de bolinho de carne
- um fio de azeite ou óleo (para o repolho) + um fio de azeite ou óleo (para a carne)
- 1 repolho pequeno
- 1 colher (café) de tempero baiano
- 1 kg de carne moída (pedir para moer 2 vezes)
- 6 dentes de alho amassados
- 1 colher (café) de páprica picante
- 1 sachê de molho pronto de tomate
- 1 colher (café) de sal (para o repolho) + 1 colher (café) de sal (para a carne)
- 50ml de água
- 1 cebola grande picadinha
- 1 cenoura grande
- 1 colher (café) de pimenta-do-reino (para o repolho) + 1 colher (café) de pimenta-do-reino (para a carne)
- 1 colher (café) de pimenta-calabresa seca
- cheiro-verde picado (a gosto)
Modo de preparo
- Após higienizar 1 cenoura grande, tire a casca, rale e deixe reservada.
- Tire a casca de 1 cebola grande, e corte-a em pedaços pequenininhos, deixando-a reservada também.
- Divida 1 repolho pequeno ao meio, remova a parte dura central e pique-o bem fininho, reservando.
- Na sequência, esquente uma panela no fogo com um fio de azeite ou óleo, acrescente a cebola e a cenoura e refogue até darem uma murchada.
- Inclua o repolho, coloque 1 colher (café) de sal, 1 colher (café) de pimenta-do-reino e junte 50ml de água.
- Feche a panela com a tampa e deixe cozinhar durante 1 minuto, depois mexa bem e observe se o repolho ficou macio, caso contrário, ponha um pouquinho mais de água e deixe cozinhar mais um pouco.
- Mas se já estiver cozido, apague o fogo e aguarde esfriar um pouco.
- Coloque 1 kg de carne moída em uma vasilha e utilize: 1 colher (café) de páprica picante, 1 colher (café) de sal, 1 colher (café) de pimenta-do-reino,1 colher (café) de pimenta-calabresa seca, cheiro-verde picado a gosto e 1 colher (café) de tempero baiano. Agregue 6 dentes de alho amassados e mexa manualmente para misturar tudo.
- Quando o repolho refogado estiver morno, acrescente-o na carne e misture bem com as mãos. Em seguida tire porções, modele bolas nas mãos e dê uma achatinha em cada uma delas, ou molde como preferir. Se quiser, marque cada bolinho com uma faca.
- Aqueça uma panela com um fio de óleo no fogo e adicione os bolinhos de carne, dourando de ambos os lados, por uns 2 minutinhos de cada lado. Tire cuidadosamente e transfira para uma forma retangular espaçosa, já untada com óleo. Faça isso com todos os bolinhos de carne.
- Espalhe 1 sachê de molho pronto de tomate por cima dos bolinhos e coloque em forno pré-aquecido a 180 °C, deixando assar por, aproximadamente, 30 a 40 minutos. Enquanto isso, se tiver excesso de líquido na forma, soltado pela carne, tire uma parte, mas não tudo, para que a carne não resseque.
- Retire, sirva e delicie-se com seu apetitoso bolinho de carne!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais