Você conhece peta de padaria? Um delicioso biscoito de polvilho, que tem uma textura leve, sequinha e um barulho único a cada mordida, nunca sai de moda e remete à infância de muita gente. Confira o passo a passo dessa receita e faça, você não tem noção, é incrível!
Como fazer peta de padaria
Para fazer peta de padaria vamos precisar de 1 ovo, água, óleo, polvilho doce, queijo parmesão ralado e sal. Primeiramente iremos colocar numa leiteira a água, o óleo, levar em fogo médio e deixar ferver. Em seguida vamos despejar sobre o polvilho que já deve estar numa tigela com o sal e misturar bem para escaldar. Iremos deixar esfriar, acrescentar os demais ingredientes seguindo as instruções até obter uma massa cremosa e pesada. Na sequência vamos despejar essa mistura para um saco de confeitar, cortar a pontinha, modelar palitos grossos numa assadeira e assar por aproximadamente 30-40 minutos a 180 graus. Iremos retirar do forno, e saborear essa maravilha!
Ingredientes da receita de peta de padaria
- 1 ovo
- 150 ml de água
- 150 ml de óleo
- 500 gramas de polvilho doce
- 50 gramas de queijo parmesão ralado ou de sua preferência
- 1 colher(sopa) rasa de sal
- Água o quanto baste até dar o ponto
Modo de preparo
- Coloque numa tigela o polvilho doce, o sal, e misture bem.
- Numa leiteira coloque a água, o óleo, leve em fogo médio e deixe até ferver. Retire do fogo e despeje sobre o polvilho na tigela e misture para escaldar.
- Deixe esfriar por 5 minutos, adicione o ovo, o queijo ralado misture bem, adicione a água, aos poucos, misturando bem até obter uma massa cremosa, pesada e pegajosa. Esse é o ponto correto.
- Transfira essa mistura para um saco de confeitar corte a ponta e modele, numa assadeira, palitos grossos e compridos para obter os biscoitos.
- Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30-40 minutos. Retire do forno e disponha numa travessa para servir.
- Sirva com um cafezinho quentinho essa maravilhosa peta de padaria!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais