O arroz de barranco nada mais do que uma deliciosa expressão da culinária tradicional do interior. Extremamente saboroso, e mesmo com ingredientes simples resulta numa experiência única. Siga o passo a passo da receita de arroz de barranco do Canal Isamara Amâncio, e só faz!
Como fazer arroz de barranco
Para fazer arroz de barranco vamos precisar de bacon, linguiça calabresa, charque ou carne seca, arroz branco, água, cebola, salsinha, cebolinha, alho, couve manteiga, sal, óleo, colorau, açafrão, tempero baiano e pimenta calabresa. Primeiramente iremos “dessalgar” o charque ou a carne seca do arroz de barranco, conforme as orientações. Para dar continuidade na receita de arroz de barranco, teremos que seguir corretamente o passo a passo de todos os preparos para que o resultado final seja perfeito. Depois disso iremos desenformar numa travessa, e servir em seguida esse suculento arroz de barranco!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de arroz de barranco
- 300 gramas de bacon
- 500 gramas de linguiça calabresa
- 400 gramas de charque ou carne seca
- 3 xícaras (chá) de arroz branco cru
- 3 xícaras (chá) de água (colocar sobre o arroz cru)
- 2 xícaras (chá) de cebola picadinha
- 1 ½ xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadas
- 2 litros de água (para cozinhar na pressão)
- 1 litro de água para dessalgar a carne
- 4 dentes de alho
- 2 maços de couve manteiga
- 4 colheres (sopa) rasa de sal
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) bem cheia de colorau
- ½ colher (sopa) rasa de açafrão
- ½ colher (sopa) rasa de tempero baiano
- 1 colher (chá) rasa de pimenta calabresa
Modo de preparo
- Numa panela em fogo alto, coloque a água (1 litro), o sal (4 colheres de sopa) e carne seca ou o charque cortado em pequenos cubos, deixe ferver para “dessalgar” a carne.
- O fato de colocar sal para “dessalgar” carne, é que “sal puxa sal”, portanto vai dessalgar muito mais rápido.
- Retire do fogo, escorra a água, coloque novamente na panela e acrescente mais água quente (1 litro) leve ao fogo novamente e deixe ferver por mais 5 minutos.
- Repita esse processo mais uma vez, retire do fogo e escorra bem a água. Não coloque mais sal nessa segunda nem na terceira fervura.
- Na panela de pressão coloque o óleo, a cebola e o alho picados, leve em fogo médio e deixe refogar bem. Adicione o bacon picado e deixe refogar.
- Acrescente a calabresa, refogue bem, e coloque a carne seca dessalgada, e refogue um pouco mais.
- Adicione o colorau, o Açafrão, a pimenta calabresa, o tempero baiano, e refogue bem.
- Acrescente a água (2 litros), misture bem e assim que levantar pressão deixe cozinhar por 30 minutos.
- Retire do fogo, deixe a pressão sair naturalmente, e passe essa mistura num escorredor de macarrão, para separar as carnes do caldo do cozimento.
- Na vasilha onde estão as carnes, adicione o cheiro verde, e misture bem para agregar.
- Numa outra panela grande e alta (24 cm de diâmetro x 13 cm de altura) disponha as carnes, a couve manteiga cortada bem fininha e pressione bem para ficar nivelado.
- Coloque o arroz e espalhe delicadamente para cobrir toda a couve, e despeje o caldo do cozimento apenas num lado da panela, não coloque o caldo por cima de tudo.
- Complete o caldo do cozimento para cobrir toda a lateral acrescentando água (3 xícaras de chá).
- Tampe a panela e leve para cozinhar em fogo médio, da mesma maneira como se estivesse cozinhando o arroz do dia a dia.
- Depois de cozido, retire do fogo, e desenforme numa travessa. O efeito “barranco” se dará no momento que tirar a primeira colherada.
- E agora se delicie com esse espetáculo de arroz de barranco!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais