Que tal preparar para o almoço de domingo, com toda a família reunida, este fantástico arroz cremoso com carne seca, do Canal Letícia Sweet Cake, que vai deixar todo mundo com água na boca? Super cremoso e saboroso, ele sai do forno com o queijo gratinado, uma verdadeira delícia! Não perca tempo, após conferir tudo, faça e prepare-se para receber os elogios!
Como fazer arroz cremoso com carne seca
Para o arroz cremoso com carne seca, você vai começar com o preparo do molho branco. Para isso, coloque uma panela no fogo com a manteiga e derreta. Acrescente a cebola e frite, incluindo na sequência, a farinha de trigo, mexendo com uma espátula e deixando cozinhar por 3 minutos. Junte o leite, diminua o fogo e mexa para a farinha ficar bem dissolvida no leite. Para temperar, use: sal, pimenta-do-reino e noz-moscada, misturando em fogo mínimo. Agregue a folha de louro e o ramo de tomilho, misturando e deixando cozinhar até engrossar ligeiramente. Apague o fogo, tire a folha de louro e o raminho de tomilho, deixando reservando. Finalize a receita seguindo as orientações. Sirva e aprecie esse prato divino!
Confira outras receitas:
Frango crocante do KFC feito em casa com um tempero secreto que deixa a casquinha muito sequinha e a carne suculenta por dentro
Bolo de brigadeiro fofinho com uma cobertura brilhante que vai fazer você nunca mais querer testar outra receita de bolo de chocolate
Creme de frango cremoso para sanduíche natural que é a opção perfeita para um lanche rápido, saudável e muito fácil de levar para o trabalho
Ingredientes da receita de arroz cremoso com carne seca
Para o molho branco
- 2 xícaras (chá) de leite integral (480ml)
- noz-moscada (a gosto)
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento (40 g)
- 2 colheres (sopa) de manteiga (50 g)
- pimenta-do-reino (a gosto)
- 1 ramo de tomilho
- 1 folha de louro
- ½ cebola picada em cubinhos
- sal (a gosto)
Arroz com carne
- cheiro-verde picado (a gosto)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 cebola fatiada
- 400 g de carne seca cozida e desfiada (pesa 800 g, crua)
- 300 g de muçarela ralada
- 4 e ½ xícaras (chá) de arroz cozido (680 g)
- 300 g de creme de leite fresco
- 1 colher (sopa) de manteiga
- uma pitada de pimenta calabresa
- 3 espetos de queijo coalho em cubos
- 1 banana-da-terra cortada em rodelas médias
- um fio de azeite de oliva
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
Do molho branco
- Leve uma panela ao fogo com 2 colheres (sopa) de manteiga e deixe derreter.
- Junte ½ cebola picada em cubinhos e deixe fritar, entrando em seguida com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento, misturando com uma espátula e cozinhando por uns 3 minutinhos.
- Acrescente 2 xícaras (chá) de leite integral, abaixe o fogo e misture para dissolver a farinha no leite.
- Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada, todos a gosto, mexendo em fogo baixo para não empelotar.
- Inclua 1 folha de louro e 1 ramo de tomilho, mexendo e cozinhando, até engrossar levemente.
- Desligue o fogo, retire a folha de louro e o raminho de tomilho, reservando.
Do arroz com carne / finalização
- Em outra panela, adicione 1 colher (sopa) de manteiga e um fio de azeite de oliva, leve ao fogo, aqueça e junte 1 cebola fatiada (em meias-luas e depois cortada novamente) e 400 g de carne seca cozida e desfiada.
- Misture e refogue, agregando uma pitada de pimenta calabresa, cheiro-verde picado a gosto, misture e refogue.
- Inclua nessa panela, todo o molho branco e gradualmente, junte 4 e ½ xícaras (chá) de arroz cozido, misturando com uma espátula.
- Por fim, agregue 300 g de creme de leite fresco e torne a misturar.
- Transfira a mistura para uma travessa refratária, espalhe 300 g de muçarela ralada por cima e leve ao forno em temperatura máxima, apenas para gratinar o queijo.
- Enquanto o queijo está gratinando no forno, leve uma frigideira ao fogo, coloque os cubos de 3 espetos de queijo coalho e doure de todos os lados.
- Retire e, para a banana, na mesma frigideira, derreta 1 colher (sopa) de manteiga e acrescente 1 banana-da-terra cortada em rodelas médias, deixando dourar de ambos os lados.
- Retire a travessa do forno, decore com o queijo coalho e a banana, depois sirva e saboreie seu apetitoso arroz cremoso com carne seca! Bom apetite!
Dica adicional: para preparar a carne seca desta receita, deixe 800 g de carne seca de molho na água por 4 horas, trocando a água no meio do tempo, para tirar o excesso de sal, e depois cozinhe na panela de pressão com água limpa, marcando 15 minutos de cozimento após a panela chiar. Depois é só desfiar, retirando o excesso de gordura.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais