Você não vai acreditar na gostosura que fica este divino arroz caipira, do Canal Adilson Figueira, que vai perfumar a sua cozinha e deixar um gostinho de quero mais! Bem temperado e combinando todos os ingredientes com perfeição, esta é uma refeição completa, perfeita para o almoço da família! Separe os ingredientes e não deixe de fazer!
Como fazer arroz caipira
Para o arroz caipira, com um preparo descomplicado e excelente resultado, coloque uma panela grande no fogo com água e vinagre, e, quando levantar fervura, acrescente a linguiça toscana, faça alguns furos nos gomos com um garfo e cozinhe durante 10 minutinhos. Nesse meio tempo, adicione a costelinha de porco numa vasilha e, para temperar, use: suco de limão espremido e sal, mexendo bem manualmente, para pegar os temperos, deixando reservado para marinar. Finalize a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aproveite essa delícia!
Ingredientes da receita de arroz caipira
- 5 copos americanos de arroz cru
- água quente o quanto baste (para o cozimento do arroz)
- cheiro-verde picado (a gosto)
- 10 dentes de alho picadinhos
- 1 colher (café) de tempero baiano
- 1 kg de costelinha de porco picada
- 1 e ½ colher (café) de sal + 1 colher (café) de sal
- 2 litros de água + 1 colher (sopa) de vinagre
- ½ pimentão verde picadinho
- suco de 1 limão espremido
- 700 g de linguiça toscana
- 1 cebola grande picada
- 3 colheres (sopa) de óleo ou manteiga
- 50ml de água (aproximadamente)
Modo de preparo
- Leve uma panela espaçosa ao fogo com 2 litros de água + 1 colher (sopa) de vinagre, e, assim que ferver, junte 700 g de linguiça toscana, fure os gomos com um garfo e deixe cozinhar por 10 minutos.
- Enquanto isso, coloque 1 kg de costelinha de porco picada numa tigela e tempere com: o suco de 1 limão espremido e 1 e ½ colher (chá) de sal, misturando bem com as mãos, para absorver os temperos, reservando para marinar.
- Após o tempo de cozimento da linguiça, desligue o fogo, escorra a água, retire os gomos e corte-as em rodelas, com cerca de um dedo de largura, reservando.
- Leve uma panela espaçosa e grossa ao fogo, adicione a costelinha já marinada, inclua 3 colheres (sopa) de óleo ou manteiga, deixe fritar e vá pingando água por 3 vezes, a cada vez que secar (cerca de 50 ml no total), sempre mexendo bem a cada adição e, antes de secar toda a água que você adicionar por último, junte a linguiça reservada, mexa e deixe fritar, juntamente com a costelinha.
- Feito isso, com uma concha, retire o excesso de óleo que juntou, acrescente 10 dentes de alho picadinhos, 1 cebola grande picada e ½ pimentão verde picadinho, misturando tudo e refogando.
- Tempere com mais 1 colher (café) de sal, entre com 5 copos americanos de arroz cru, misture e refogue, adicionando também, 1 colher (café) de tempero baiano, juntando água quente o quanto baste, passando um dedo e meio acima do nível do cozimento do arroz.
- Misture tudo e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada.
- Quando a água estiver secando, abaixe o fogo, tampe a panela e termine de cozinhar.
- Desligue o fogo, finalize com cheiro-verde picado a gosto, misture, sirva e saboreie seu espetacular arroz caipira! Bom apetite!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais