Agora só faço empada de frango assim: essa massa é a melhor de todas

Aprenda a preparar essa receita maravilhosa de empada de frango, fácil de fazer e muito saborosa!

empada de frango
empada de frango

Que tal fazer para o lanche da família ou para saborear em qualquer ocasião, essa deliciosa empada de frango, do Canal Receitas de Daniel Gomez, que todos vão amar? Com uma massa podre, saborosa e tão macia que derrete na boca e um recheio incrível de frango com o toque especial do requeijão, ela vai conquistar a todos! Faça e arrase!

Como fazer empada de frango

Para a empada de frango, com um preparo descomplicado, você seguirá as orientações para fazer a massa, o recheio e a modelagem das empadas, mas não precisa se preocupar, pois são fáceis de fazer. Os ingredientes necessários para a massa são: sal, ovos, farinha de trigo sem fermento e banha de porco ou manteiga. Para o recheio, você vai usar: pimenta-do-reino com cominho, azeite, tomate, curry, alho, colorau, pimentões amarelo e vermelho, azeitonas, cebola, sal, frango cozido e desfiado, cheiro-verde e orégano, além de requeijão cremoso de bisnaga e gema de ovo para pincelar. Com tudo pronto, sirva e delicie-se!

Ingredientes da receita de empada de frango

Para a massa

  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 ovos inteiros
  • 500 g de farinha de trigo sem fermento
  • 200 g de banha de porco ou manteiga
  • forminhas grandes para empadinhas ou as de sua preferência
  • gema de ovo (para pincelar)

Para o recheio

  • uma pitada de pimenta-do-reino com cominho
  • um fio de azeite de oliva
  • 1 tomate maduro picadinho
  • 1 colher (café) rasa de tempero curry
  • 4 dentes de alho picados
  • 4 colheres (chá) de colorau
  • pimentões amarelo e vermelho a gosto picadinhos
  • azeitonas verdes sem caroço fatiadas (a gosto)
  • 1 cebola roxa ou comum picada
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 500 g de peito de frango cozido e desfiado
  • 1 colher (sopa) de orégano
  • 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
  • requeijão cremoso de bisnaga (a gosto)

Modo de preparo

Da massa

  1. Em uma tigela coloque: 200 g de banha de porco ou manteiga, 2 ovos inteiros e entre com 500 g de farinha de trigo sem fermento e 1 colher (chá) de sal.
  2. Em seguida vá amassando com as mãos, misturando até homogenizar.
  3. Faça uma bola com a massa, volte-a para a tigela, cubra com plástico-filme e reserve enquanto você faz o recheio.

Do recheio

  1. Aqueça uma panela espaçosa em fogo alto, junte um fio de azeite de oliva e coloque 1 cebola roxa ou comum picada, mexendo e refogando até dar uma murchada.
  2. Adicione 4 dentes de alho picados, mexa novamente e agregue pimentões amarelo e vermelho a gosto picadinhos, 1 tomate maduro picadinho, azeitonas verdes sem caroço fatiadas a gosto e 500 g de peito de frango cozido e desfiado, mexendo tudo.
  3. O próximo passo é temperar, adicionando: 1 colher (café) rasa de curry, 4 colheres (chá) de colorau, uma pitada de pimenta-do-reino com cominho, 1 colher (sopa) de orégano, 2 colheres (chá) de sal e 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado, misturando tudo.

Da montagem / finalização

  1. Retire uma porção da massa, coloque na forminha para empadas e vá apertando com os dedos, cobrindo o fundo e as laterais dela, deixando numa espessura média, mantendo as bordinhas para depois fechar. Repita o processo para modelar todas as empadas.
  2. Para rechear, coloque um pouco de requeijão cremoso de bisnaga no fundo, de cada forminha, sobre a massa e depois coloque o recheio de frango sem preencher demais, para não atrapalhar na hora de fechar. Faça isso com todas as empadinhas.
  3. Para as tampinhas, tire um pedaço da massa, abra com as mãos na bancada, formando um círculo, coloque por cima da forminha e vá apertando com os dedos, tirando o excesso das beiradas.
  4. Repita o processo com todas as empadas, pincelando-as com uma gema de ovo e acomodando as forminhas numa forma maior.
  5. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 °C, por, aproximadamente, 35 a 45 minutos.
  6. Retire, deixe amornar e só então desenforme.
  7. Sirva e aproveite sua fantástica empada de frango! Bom apetite!

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.