Sem dúvida alguma, o yakisoba é um clássico da cozinha oriental que conquistou o paladar de muita gente, nunca sai de moda, e sempre está presente quando bate aquela vontade de pedir um “japinha”. Faça essa versão do canal Gordices da Teka, porque é algo incrível!
Como fazer yakisoba
Para fazer yakisoba vamos precisar para o macarrão de, água, macarrão tipo yakisoba ou espaguete e óleo. Para o molho iremos precisar de carne suína e bovina, hondashi, água, shoyu, óleo de soja, maisena, óleo de gergelim, gobo, taquenoco, cenoura e vagem. Para os complementos vamos utilizar repolho, acelga, ervilha torta , brócolis, couve flor, cebola, pimentão, cebolinha verde. Primeiramente iremos cozinhar o macarrão yakisoba na água fervente e óleo, até ficar al dente. Em seguida iremos preparar o molho, o refogado dos legumes e vegetais, seguindo as instruções, dispor macarrão frito por alguns minutos no óleo, num refratário, colocar os vegetais refogados, cobrir com o molho e se deliciar!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de yakisoba
Para o macarrão
- Água o quanto baste para o cozimento
- 500 gramas de macarrão tipo Yakisoba ou Espaguete
- Óleo a gosto
Para o molho
- 200 gramas de carne suína
- 200 gramas de carne bovina
- 3 pacotes de hondashi (***)
- 1 ½ litro de água
- ¾ xícara(chá) de shoyu
- ¼ xícara(chá) de óleo de soja
- 3 colheres(sopa) de maisena
- 2 colheres(sopa) de óleo de gergelim
- 1 pedaço grande de gengibre
- Gobo (*)
- Taquenoco(**)
- Cenoura a gosto
- Vagem a gosto
Para os complementos ( quantidades a gosto)
- ¼ xícara(chá) de óleo de soja
- Repolho
- Acelga
- Ervilha torta
- Brócolis
- Couve flor
- Pimentão
- Cebola
- Cebolinha verde
(*) Gobo é a raiz de bardana, um vegetal longo e fino muito popular na culinária japonesa, valorizado por sua textura firme, sabor terroso e riqueza em nutrientes como vitaminas e minerais.
(**) Taquenoco é o nome popular dado ao broto de bambu, um alimento comum na culinária japonesa e asiática, rico em vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, cobre, fósforo e manganês, e que precisa ser cozido por horas antes do consumo para remover toxinas e amargor.
(***) Hondashi é um tempero oriental em pó à base de bonito (um tipo de peixe) desidratado, famoso por trazer o sabor autêntico do caldo dashi japonês para diversas receitas.
Modo de preparo
Do macarrão
- Numa panela com água fervente e em fogo médio, coloque 1 fio de óleo, o macarrão para yakisoba e cozinhe por alguns minutos até ficar al dente.
- Retire do fogo, escorra toda a água e reserve.
Do molho
- Numa panela coloque o óleo de soja, a carne bovina cortada em tirinhas, a carne suína cortada em cubos, o gengibre, e deixe refogar um pouco.
- Adicione a cenoura cortada em palitos, o gobo cortado em tirinhas, a água, misture bem, coloque o hondashi, a vagem e o taquenoco cortado em tirinhas, e deixe ferver.
- Acrescente a maisena dissolvida num pouquinho de água, mexa para agregar, adicione o shoyu, misture bem, e deixe cozinhar por 20 minutos.
- Após esse tempo, coloque o óleo de gergelim, mexa para incorporar e retire do fogo.
Dos complementos
- Coloque numa panela o óleo, leve em fogo médio, adicione a cebola, o pimentão verde, amarelo e vermelho cortados em tiras, os buques de brócolis e couve flor pré-cozidos al dente e a ervilha torta fatiada.
- Adicione a acelga e o repolho cortados em pedaços, a cebolinha cortada em pedaços grandes, o sal, misture bem e deixe refogar um pouco para ficarem macios.
- Em outra panela coloque um pouco de óleo, adicione o macarrão cozido, leve em fogo médio e deixe fritar um pouco até os fios de macarrão começarem a grudar no fundo da panela.
- Transfira o macarrão para um refratário, disponha os legumes e vegetais refogados e cubra com molho. Misture delicadamente para envolver totalmente.
- Sirva em seguida o mais perfeito yakisoba do mundo!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais