Você não vai acreditar na gostosura que fica este apetitoso arroz com costelinha de porco, do Canal Receitas do Will! Este prato é econômico, rende muito e fica saborosíssimo e bem temperado, perfeito para o almoço ou jantar da família! Não perca tempo, confira tudo, separe os ingredientes e faça hoje mesmo!
Como fazer arroz com costelinha de porco
Para a receita de arroz com costelinha de porco, com um preparo fácil e todas as dicas para um ótimo resultado, você vai iniciar temperando a costelinha. Para isso, coloque numa tigela as aparas de costelinha de porco ou suã suíno e, para temperar, use: o suco de limão espremido, a páprica defumada, a pimenta calabresa, o alho socado com o sal (lembrando de reservar um pouco para o arroz) e pimenta-do-reino. Mexa tudo manualmente e deixe reservado para marinar durante15 minutinhos. Finalize a receita seguindo corretamente o passo a passo, sirva e aproveite essa maravilha de prato!
Ingredientes da receita de arroz com costelinha de porco
Para o tempero da costelinha
- 3 cebolas médias cortadas em meias-luas
- suco de 1 limão espremido
- 1 kg de aparas de costelinha de porco ou suã suíno
- pimenta calabresa (a gosto)
- a pele do bacon com um pouco de gordurinha (retirada do bacon utilizado nesta receita)
- 1 colher (chá) de páprica defumada
- pimenta-do-reino (a gosto)
- 7 dentes de alho socados com 1 colher (sopa) de sal
Para o arroz
- tomates-cereja cortados ao meio ou tomate comum picado a gosto
- caldo do cozimento da costelinha
- 1 colher (sopa) de colorau
- cheiro-verde picado (a gosto)
- tempero de alho e sal a gosto
- 2 xícaras (chá) de arroz cru lavado 3 vezes para tirar bem o amido
- 3 folhas de louro
- ½ copo (americano) de vinho branco seco (opcional)
- 150 g de bacon (sem a pele) cortado grosseiramente em tiras
Modo de preparo
Do tempero da costelinha
- Em uma vasilha adicione 1 kg de aparas de costelinha de porco ou suã suíno e tempere com: o suco de 1 limão espremido,1 colher (chá) de páprica defumada, pimenta calabresa (a gosto), 7 dentes de alho socados com 1 colher (sopa) de sal (reserve um pouco para o cozimento do arroz) e pimenta-do-reino (a gosto).
- Misture tudo com as mãos e reserve para marinar por 15 minutos.
- No fundo de uma panela de pressão sem adição de óleo, acomode a pele do bacon com um pouco de gordurinha, deixando essa gordura virada para baixo e faça por cima dela uma “caminha” com 3 cebolas médias cortadas em meias-luas, seguidas da costelinha que ficou marinando.
- Leve ao fogo e, assim que pegar pressão, marque 10 minutos de cozimento, depois desligue o fogo, retire a pressão com cuidado e abra a panela. Deixe reservada.
Do arroz / finalização
- Aqueça uma panela espaçosa no fogo, junte 150 g de bacon (sem a pele) cortado grosseiramente em tiras e deixe dourar, mas sem tostar, retirando e passando para um recipiente.
- Nessa mesma panela coloque o tempero de alho e sal que você deixou reservado e frite na gordurinha do bacon que ficou, juntando 1 colher (sopa) de colorau e 2 xícaras (chá) de arroz cru lavado 3 vezes para tirar bem o amido, mexendo e refogando bem.
- Inclua ½ copo (americano) de vinho branco seco (opcional), misture, entre com a costelinha cozida reservada, continue misturando e agregue 3 folhas de louro, tomates-cereja cortados ao meio ou tomate comum picado a gosto e o caldo do cozimento da costelinha, misturando e refogando.
- Encaixe no meio do arroz os pedaços de bacon fritos reservados e mais tomates-cereja ou tomate comum, cobrindo tudo com água quente.
- Deixe cozinhar em fogo médio com a panela semi-tampada até a água começar a secar, então abaixe o fogo, tampe a panela e termine o cozimento do arroz.
- Desligue o fogo, sirva e saboreie seu sensacional arroz com costelinha de porco! Bom apetite!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais