Que tal dar uma variada no cardápio das refeições da família, preparando este maravilhoso picadinho de carne, do Canal Carla Tataro, que fica dos deuses? Perfeito para uma refeição especial com a família reunida, ele é composto de um saboroso purê de batatas, picadinho de carne e muçarela na cobertura, um espetáculo! Após conferir tudo, não deixe de fazer!
Como fazer picadinho de carne
Para a receita de picadinho de carne, que é fácil de fazer, você vai iniciar pelo preparo do picadinho de carne. Para isso, esquente uma panela no fogo com o azeite, acrescente a carne bovina em tirinhas e frite, usando para temperar: sal, pimenta-do-reino, tempero baiano e tempero para carne, mexendo tudo. Feche a panela com a tampa e aguarde a carne cozinhar e ficar macia, incluindo até 120ml de água, gradualmente, se for preciso, enquanto cozinha. Conclua a receita seguindo as orientações, sirva e saboreie essa maravilha de prato!
Ingredientes da receita de picadinho de carne
Para o picadinho de carne
- tempero baiano (a gosto)
- 500 g de carne bovina em tirinhas (sugestão: coxão mole)
- 1 colher (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- 130 g de extrato de tomate
- cebolinha picada a gosto
- 2 colheres (sopa) de ketchup
- ½ sachê de tempero para carne
- 120 ml de água + um pouco de água
- ½ caixinha de creme de leite (100 g)
- ½ copo de requeijão cremoso (100 g)
- 4 dentes de alho picados
- 1 cebola cortada em fatias
- sal e pimenta-do-reino (a gosto)
Para o purê de batatas
- 1 cebola pequena ralada ou picadinha
- 1 kg de batatas descascadas, picadas e cozidas por 5 minutos com água e sal na panela de pressão
- um pouco de azeite
- ½ caixinha de creme de leite (100 g)
- cebolinha picada a gosto
- sal (a gosto)
- ½ copo de requeijão cremoso (100 g)
- 1 colher (sopa) cheia de manteiga
Para a cobertura
- cebolinha picada (a gosto)
- 150 g de muçarela ralada
Modo de preparo
Do picadinho de carne
- Aqueça uma panela no fogo com 1 colher (sopa) de azeite, junte 500 g de carne bovina em tirinhas (sugestão: coxão mole) e deixe selar, temperando com: sal e pimenta-do-reino a gosto, tempero baiano também a gosto e ½ sachê de tempero para carne, misturando tudo.
- Tampe a panela e deixe a carne cozinhar para amolecer, podendo acrescentar até 120ml de água, aos poucos, no decorrer do processo, se necessário.
- Com a carne cozida, macia e sem excesso de líquido, inclua 1 cebola cortada em fatias e 4 dentes de alho picados, misturando e deixando fritar com a carne, colocando mais um fio de azeite, se for preciso.
- Abaixe o fogo, junte 130 g de extrato de tomate, misture e refogue bem, dando uma “fritada” no extrato de tomate.
- O próximo passo é acrescentar em fogo baixinho, 2 colheres (sopa) de mostarda, ½ copo de requeijão cremoso, ½ caixinha de creme de leite, 2 colheres (sopa) de ketchup e um pouco de água, misturando tudo e refogando por mais uns 3 minutinhos, para encorporar bem os ingredientes.
- Agregue cebolinha picada a gosto, desligue o fogo e reserve.
Do purê de batatas
- Esquente uma panela no fogo com 1 colher (sopa) cheia de manteiga e um pouco de azeite, juntando 1 cebola pequena ralada ou picadinha, mexendo e deixando dourar.
- Entre com 1 kg de batatas descascadas, picadas e cozidas por 5 minutos com água e sal na panela de pressão, já escorridas, amassando com um amassador, na própria panela.
- Com o fogo bem baixinho, junte ½ caixinha de creme de leite e ½ copo de requeijão cremoso, misturando tudo.
- Prove e acerte o sal, se necessário e desligue o fogo, reservando.
Da montagem
- Em uma travessa refratária, faça uma camada com todo o purê de batatas, espalhe para nivelar e esparrame todo o picadinho de carne por cima, acertando para nivelar.
- Cubra com 150 g de muçarela ralada e leve ao forno pré-aquecido a 180 °C, até o queijo derreter e gratinar.
- Retire, salpique cebolinha picada a gosto, sirva e aprecie seu irresistível picadinho de carne! Bom apetite!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais