Cueca virada que não resseca fofinha com um segredo para deixar leve e saborosa em cada mordida

Venha aprender a preparar uma sensacional cueca virada que não resseca, você só vai querer fazer assim!

cueca virada que não resseca
cueca virada

Se você é fã da clássica cueca virada, não deixe de fazer esta versão incrível de cueca virada que não resseca, do Canal Culinária em Casa, ela será um sucesso em sua casa! Feita com fermento de pão, ela se conserva macia e fofinha por até 3 dias, uma gostosura para saborear em qualquer ocasião! Faça para a família ainda hoje!

Como fazer cueca virada que não resseca

Para a receita de cueca virada que não resseca, com um preparo simples, você vai começar colocando numa vasilha, a farinha de trigo sem fermento e o fermento biológico seco, mexendo para misturar. Inclua o açúcar, mexa novamente, junte a manteiga, o ovo e o sal, tornando a mexer tudo. Em seguida, você vai colocar o leite gradualmente, sempre mexendo após cada acréscimo, formando uma massa que solte das mãos. Passe a massinha para uma superfície plana e vá sovando por uns 10 minutinhos. Finalize a receita seguindo as orientações. Sirva e deguste essa maravilha!

Ingredientes da receita de cueca virada que não resseca

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (600 g)
  • 1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 ovo inteiro
  • uma pitadinha de sal
  • 350ml de leite integral em temperatura ambiente
  • óleo o quanto baste (para a fritura)
  • misturinha feita com 4 colheres (sopa) de açúcar com ½ colher (sopa) de canela em pó (para finalizar)

Obs.: a medida da xícara é de 250ml.

Modo de preparo

  1. Em uma tigela espaçosa coloque 4 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento, 1 sachê de fermento biológico seco, misturando esses dois ingredientes.
  2. Acrescente 3 colheres (sopa) de açúcar, misture e inclua 3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente, 1 ovo inteiro e uma pitadinha de sal, misturando tudo.
  3. O próximo passo é adicionar aos poucos, 350ml de leite integral em temperatura ambiente, sempre misturando a cada adição, até obter uma massinha que desgrude das mãos.
  4. Transfira a massa para uma bancada limpa e seca e sove por, aproximadamente, 10 minutos, obtendo uma massinha lisa e homogênea.
  5. Faça uma bola com a massa, volte para a tigela, cubra com plástico-filme e aguarde descansar por 30 a 40 minutos.
  6. Após esse tempo, volte a massa para a bancada, untada com um fiozinho de óleo, abra com um rolo e faça um quadrado, deixando numa espessura de cerca de meio centímetro.
  7. Com uma faca ou carretilha, corte a massa em tiras de uns 2 centímetros de largura, em seguida corte no sentido contrário, obtendo pequenos retângulos.
  8. Por último, faça um cortezinho no meio de cada retângulo.
  9. Aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo, mas não deixe quente demais e tenha disponível uma assadeira espaçosa forrada com papel-toalha.
  10. Para fazer a cueca virada, passe uma das pontinhas do retângulo que você cortou, pelo corte do centro, “virando”. Repita o processo para preparar todas as “cuecas”.
  11. Adicione algumas unidades no óleo quente, mas não demais e deixe fritar, até dourar.
  12. Retire, escorra em papel-toalha na assadeira e por último, passe na misturinha feita com 4 colheres (sopa) de açúcar e ½ colher (sopa) de canela em pó. Faça isso com todas.
  13. Passe para uma travessa, sirva e aprecie sua deliciosa cueca virada que não resseca!

Dica adicional: você pode armazenar suas cuecas viradas que não ressecam em potes fechados com tampa por até 3 dias.

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.