Ninguém em sua casa vai resistir se você preparar para o lanche da família, este incrível pãozinho de frango com calabresa, do Canal Gabriel Freitas, que também é chamado de mini joelho de frango com calabresa! Esta receita de padaria vai conquistar a todos, pois traz uma massa leve e saborosa e um recheio delicioso! Faça hoje mesmo!
Como fazer pãozinho de frango com calabresa
Para a receita de pãozinho de frango com calabresa, coloque numa vasilha: a água morna ou em temperatura ambiente, o açúcar, o fermento biológico seco e o azeite, mexendo tudo. Na sequência, junte, gradualmente, a farinha de trigo sem fermento, mexendo a cada acréscimo, agregando também o sal. A massa estando pesada, transfira-a para uma superfície plana ligeiramente polvilhada com farinha e vá sovando durante 10 minutinhos. Conclua a receita seguindo as orientações. Sirva e aprecie essa maravilha de pãozinho!
Ingredientes da receita de pãozinho de frango com calabresa
Para a massa
- ½ colher (sopa) de sal
- 1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
- 600 g de farinha de trigo sem fermento (aproximadamente)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (ou óleo)
- 300 ml de água morna ou em temperatura ambiente
- 3 colheres (sopa) de açúcar
Para o recheio
- 350 g de frango cozido e desfiado
- passata ou molho de tomate (ou ainda requeijão) para pincelar levemente a tira antes do recheio (opcional)
- 1 gomo de calabresa ralado
- 300 g de muçarela ralada
Para finalizar
- orégano (ou gergelim) a gosto
- 1 gema + 1 colher (sopa) de leite (para pincelar)
Modo de preparo
Da massa, recheio e finalização
- Em uma tigela adicione: 300 ml de água morna ou em temperatura ambiente, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 sachê de fermento biológico seco e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, misturando tudo.
- Vá acrescentando, aos poucos, a farinha de trigo sem fermento, misturando a cada adição, incluindo depois, ½ colher (sopa) de sal.
- Quando a massa pesar, passe-a para uma bancada limpa e seca, levemente enfarinhada e sove por cerca de 10 minutos. O ponto correto da massa é quando ela fica homogênea e levemente pegajosa.
- Forme uma bola com a massa, volte-a para a tigela, cubra com um guardanapo limpo e deixe descansar por 15 minutos.
- Após esse tempo, leve a massa para a bancada enfarinhada e abra com um rolo, deixando-a em espessura média e formato retangular.
- Feito isso, com uma colherzinha, passe passata ou molho de tomate (ou ainda requeijão) na borda da massa, no sentido da largura, espalhando muçarela ralada por cima, depois calabresa ralada e sobre ela, frango cozido e desfiado.
- Desta forma você obterá uma tira recheada, então molhe os dedos e passe um pouco de água no final do recheio, na extensão da tira.
- Em seguida, puxe e aperte a massa da beiradinha sobre essa tira, obtendo um rolinho recheado, que você deve vedar bem.
- Corte quase rente essa tira, desemendando-a do restante da massa, puxe a massinha e corrija a vedação, apertando para certificar-se que ficará bem fechada, deixando a emenda virada para baixo.
- Meça e corte esse rolinho a cada 2 dedos.
- Acomode esses pedaços numa forma já untada e enfarinhada, deixando um espacinho de meio centímetro entre eles, pois irão crescer e assim ficarão juntinhos para você destacar após assados e o recheio não vazar.
- Repita o processo com toda a massa e o recheio, cubra com o guardanapo e deixe descansar por 30 a 40 minutos.
- Pincele com uma misturinha de 1 gema + 1 colher (sopa) de leite, polvilhe com orégano ou gergelim a gosto e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C, por cerca de 30 minutos ou até dourar.
- Retire, sirva e saboreie seu magnífico pãozinho de frango com calabresa!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais