Com esta receita divina do Canal Receitas de Pai, você vai aprender a fazer o baião de dois, um prato da culinária nordestina do nosso país que traz tradição e muito sabor! Combinando o feijão-fradinho com o arroz e outros ingredientes, ele fica bem temperado e com uma linda apresentação, sendo ideal para um almoço de fim de semana com a família reunida! Faça e arrase!
Como fazer baião de dois
Para o baião de dois, comece colocando o feijão-fradinho cru em uma panela de pressão, acrescente 3 dedos de água acima do nível do feijão, ponha no fogo e, quando a panela começar a chiar, marque 15 minutos de cozimento. Feito isso, apague o fogo, tire a pressão cuidadosamente e deixe reservado com a água do cozimento. Esquente uma panela grande no fogo com um fio de óleo, agregue o bacon, misture e deixe refogar um pouco, até ficar ligeiramente dourado. Junte a calabresa picada e doure-a um pouquinho, incluindo a cebola e refogando tudo. Finalize a receita seguindo o passo a passo, sirva e aprecie esse prato divino!
Ingredientes da receita de baião de dois
- 1 cebola picada
- cheiro-verde picado (a gosto)
- 1 colher (sopa) de colorau
- um fio de óleo + um fio para fritar o queijo coalho da decoração
- sal (a gosto)
- água para o cozimento do arroz (cerca de 300ml)
- 1 e ½ gomos de calabresa picada
- 150 g de carne seca cozida e desfiada
- 3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa ou comum
- pimenta baiana com ervas (a gosto)
- 2 xícaras (chá) de feijão-fradinho cru
- água o quanto baste (para o cozimento do feijão)
- 6 dentes de alho picados
- 500 g de queijo coalho picado em cubinhos (reserve alguns pedaços maiores para decorar)
- 2 e ½ xícaras (chá) de arroz cru
- 150 g de bacon picado
Modo de preparo
- Adicione 2 xícaras (chá) de feijão-fradinho cru numa panela de pressão, junte 3 dedos de água acima do nível do feijão, leve ao fogo e, assim que pegar pressão, conte 15 minutos de cozimento.
- Após esse tempo, desligue o fogo, retire a pressão com cuidado e reserve com a água do cozimento.
- Aqueça uma panela espaçosa no fogo com um fio de óleo, junte 150 g de bacon picado, mexa e refogue um pouco, até dourar levemente.
- Inclua 1 e ½ gomos de calabresa picada e doure-a um pouco, entrando em seguida com 1 cebola picada, refogando tudo junto.
- Adicione 6 dentes de alho picados, mexa e continue refogando, agregando 3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa ou comum e 150 g de carne seca cozida e desfiada, misturando tudo e refogando.
- Acrescente 2 e ½ xícaras (chá) de arroz cru e mexa, fritando-o para ficar bem soltinho, temperando com: pimenta baiana com ervas a gosto, 1 colher (sopa) de colorau e sal a gosto.
- O próximo passo é despejar o feijão cozido com a água do cozimento nessa panela
- Complete com um pouco mais de água (cerca de 300ml), misture bem, tampe a panela, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar até secar a água.
- O arroz estando cozido, distribua por cima 500 g de queijo coalho picado em cubinhos (reserve alguns pedaços maiores para decorar) e cheiro-verde picado (a gosto).
- Desligue o fogo, misture suavemente, tampe a panela e reserve por alguns minutos.
- Enquanto isso, frite os pedaços de queijo coalho reservados numa frigideira antiaderente com um fio de óleo, deixando dourar de ambos os lados.
- Transfira o baião de dois para uma travessa, decore com o queijo coalho frito, sirva e saboreie essa maravilha de prato!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais