Todos em sua casa vão adorar se você fizer para o lanche ou para saborear em qualquer ocasião, esta sensacional esfiha de frango, do Canal Receitas de Pai, que fica simplesmente divina! Com todas as dicas para um ótimo resultado, ela traz uma massa macia, fofinha e saborosa, que combina com o recheio de sua preferência! Faça e comprove!
Como fazer esfiha de frango
Para a esfiha de frango, com um preparo descomplicado, adicione numa bacia: o leite integral morno, o fermento biológico seco, o açúcar e o óleo. Mexa tudo e junte, aos poucos, a farinha de trigo sem fermento, mexendo a cada acréscimo. Por fim, agregue o sal, junte gradualmente o que sobrou da farinha e mexa manualmente, a primeiramente na bacia e em seguida em uma superfície plana, ligeiramente polvilhada com farinha. A massa não estando mais tão pegajosa, sove por, no mínimo, uns 10 minutinhos, podendo polvilhar um pouco de farinha de trigo, se for preciso. Conclua a receita seguindo as orientações. Sirva e delicie-se!
Ingredientes da receita de esfiha de frango
- 1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 100ml de óleo
- 500 g de farinha de trigo sem fermento
- 300ml de leite integral morno (não pode ser quente)
- 1 colher (chá) de sal
- recheio de frango (a gosto)
- gema de ovo (para pincelar)
Modo de preparo
- Em uma tigela coloque: 300ml de leite integral morno (não pode ser quente), 1 sachê de fermento biológico seco, 2 colheres (sopa) de açúcar e 100ml de óleo.
- Misture tudo com uma colher e em seguida, vá acrescentando, gradualmente, 500 g de farinha de trigo sem fermento, misturando a cada adição.
- Por último, inclua 1 colher (chá) de sal, continue colocando devagar o que restou da farinha e misture com as mãos, a princípio na tigela mesmo e depois numa bancada limpa e seca, levemente enfarinhada.
- Com a massa na bancada e já não grudando mais nas mãos, vá sovando por, pelo menos, uns 10 minutos. Se estiver grudando, polvilhe farinha de trigo.
- Feito isso, forme uma bola com a massa, volte-a para a tigela levemente enfarinhada, cubra com um guardanapo limpo e mantenha em repouso, por cerca de 40 minutos a 1 hora, dependendo da temperatura do local onde você mora.
- Após esse tempo, divida a massa em porções, e, se tiver uma balança culinária, pese, deixando cada uma com 50 g, ou, se não tiver, procure deixar todas do mesmo tamanho.
- O próximo passo é bolear as porções de massa, pressionando com a palma da mão sobre a bancada, girando a massa. Repita o processo para bolear toda a massa e vá dispondo as bolinhas numa forma.
- Em seguida, abra uma bolinha com o auxílio de um rolo, deixando no formato circular, com cerca de 10 cm de diâmetro.
- Acrescente o recheio de frango no centro do disco, e, para fechar, junte três pontas da borda em direção ao centro, formando um triângulo.
- Pressione bem as emendas para selar, começando pela parte de baixo e depois juntando a parte de cima, para garantir que o recheio fique bem fechadinho.
- Ajeite os cantos para deixar o formato triangular bem definido, já que esse é o visual clássico da esfiha fechada.
- Faça isso para modelar todas as esfihas e acomode-as numa forma untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo. Provavelmente você precisará de duas formas para acomodar todas as esfihas.
- Aguarde crescer em local abafado, como, por exemplo, no forno desligado, por cerca de 30 a 40 minutos.
- Passado esse tempo, pincele as esfihas com gema de ovo e leve para o forno que precisar estar pré-aquecido por 10 minutos a 180 °C, para assar por cerca de 20 minutos.
- Retire, sirva e saboreie sua apetitosa esfiha de frango! Bom apetite!
Rendimento: 20 unidades.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais