Que tal variar o cardápio das refeições da família e preparar para o almoço ou jantar, este maravilhoso chuchu gratinado, do Canal Carla Tataro? Com um preparo fácil, você recheia os chuchus já cozidos com molho branco, recheio de carne moída, requeijão e muçarela na cobertura, um espetáculo, que todos vão amar! Faça e arrase!
Como fazer chuchu gratinado
Para a receita de chuchu gratinado, você vai seguir o passo a passo para o preparo de algumas etapas, mas não se preocupe, são todas fáceis de fazer. Primeiramente, para o cozimento do chuchu, você vai precisar, além dos chuchus, de água e sal. Depois, para o recheio de carne moída, você usará: carne moída, sal, pimenta-do-reino, colorau, alho, óleo, pimentão, cebola e cebolinha. E, para o molho branco e finalização, precisará de: farinha de trigo, cebola, noz-moscada, caldo de carne, muçarela, manteiga, leite, requeijão, creme de leite e azeite. Com tudo pronto, sirva e aproveite essa delícia de prato!
Ingredientes da receita de chuchu gratinado
Para o chuchu
- água o quanto baste + 1 colher (sopa) de sal (para o cozimento do chuchu)
- 3 chuchus descascados, cortados ao meio e sem os miolinhos do centro
Para o recheio de carne moída
- sal e pimenta-do-reino (a gosto)
- 250 g de carne moída (pedir para moer 2 vezes)
- colorau (a gosto)
- 3 dentes de alho amassados
- 1 fio de óleo
- ¼ de pimentão verde picado
- 1 cebola pequena picada
- cebolinha picada (a gosto)
Para o molho branco
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento
- 1 cebola pequena ralada
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 tablete de caldo de carne esfarelado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 caixinha de creme de leite (200 g)
- 1 colher (sopa) de azeite
- 500ml de leite integral
Para a montagem
- 150 g de muçarela ralada
- 1 copo de requeijão cremoso (200 g)
Modo de preparo
Do chuchu
- Leve uma panela espaçosa e alta ao fogo com bastante água e quando ferver, junte 1 colher (sopa) de sal e adicione 3 chuchus descascados, cortados ao meio e sem os miolinhos do centro, deixando cozinhar para amaciar, mas sem derreter, depois escorra e reserve.
- Enquanto o chuchu cozinha, faça o recheio.
Do recheio de carne moída
- Aqueça uma panela no fogo, junte um fio de óleo, 1 cebola pequena picada e ¼ de pimentão verde picado, dourado levemente.
- Em seguida inclua 3 dentes de alho amassados, doure e entre com 250 g de carne moída, refogando até ela ficar marronzinha e soltinha, temperando com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Desligue o fogo, junte cebolinha picada a gosto, misture e reserve.
Do molho branco
- Aqueça uma panela no fogo com 1 colher (sopa) de manteiga com 1 colher (sopa) de azeite e, após a manteiga derreter, coloque 1 cebola pequena ralada, deixando dourar levemente.
- Acrescente quase todo o leite integral, 1 caixinha de creme de leite, 1 tablete de caldo de carne esfarelado e 1 pitada de noz-moscada, misturando tudo.
- Em uma vasilhinha, dissolva 2 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento no restante do leite reservado e junte essa misturinha na panela quando o molho tiver levantado fervura, mexendo sempre e cozinhando por 3 minutos, até o molho engrossar e a farinha ficar bem cozida.
- Desligue o fogo e reserve.
Da montagem
- Com o chuchu cozido e escorrido, retire um pouco do miolo dos chuchus, raspando com uma colher e passe esse miolinho para a panela do recheio de carne, misturando e refogando um pouco mais, tudo junto, acrescentando colorau a gosto e misturando. Prove e acerte o sal se for preciso. Desligue o fogo e reserve
- Disponha as metades de chuchu numa travessa refratária (30 cm x 19 cm), acrescente o molho branco nas cavidades delas e espalhe com uma colher.
- Na sequência, adicione o recheio de carne moída, seguido de requeijão cremoso, mais molho branco cobrindo tudo e 150 g de muçarela ralada para finalizar.
- Leve ao forno pré-aquecido a 2000 °C, somente para o queijo dourar.
- Retire, sirva e delicie-se com seu apetitoso chuchu gratinado! Bom apetite!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais