Fala sério gente, mas tem coisas mais aconchegante do que cheirinho de pão caseiro de milho assando no forno? Realmente é tudo de bom não é mesmo? Confira o passo a passo dessa versão que o canal frigideira com tampa Juliana Reis nos trouxe e faça, é algo divino!
Como fazer pão caseiro de milho
Para fazer pão caseiro de milho vamos utilizar para a esponja, a água, farinha de trigo, fermento biológico seco. Para a massa iremos precisar de farinha de trigo, fubá, água, leite, milho verde em conserva, ovos, açúcar, margarina e sal. Inicialmente vamos preparar a esponja e deixar descansar por 15 minutos. Em seguida iremos bater os ingredientes da massa no liquidificador, exceto a farinha de trigo e a margarina, até triturar bem o milho. Na sequência, iremos despejar essa mistura obtida, passando pela peneira, sobre a farinha de trigo, adicionar a margarina, a esponja, misturar bem até o ponto de sovar por 20 minutos e obter uma massa lisa que não grude nas mãos. Vamos deixar descansar, modelar os pães conforme o passo, descansar novamente, assar por 20 minutos a 180 graus, retirar do forno e saborear!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pão caseiro de milho
Para a esponja
- 3 colheres(sopa) de água
- 1 colher(sopa) bem cheia de farinha de trigo
- 1 envelope de fermento biológico seco
Para a massa
- 5 xícaras(chá) de farinha de trigo
- ½ xícara(chá) de fubá
- ½ xícara(chá) de água
- ½ xícara(chá) de leite
- 1 latinha de milho verde sem a água
- 2 ovos
- 3 colheres(sopa) de açúcar
- 2 colher(sopa) de margarina
- ½ colher(sopa) de sal
- Margarina para pincelar
- Fubá para polvilhar
Modo de preparo
Da esponja
- Numa tigelinha coloque o fermento biológico, a água, a farinha de trigo, misture bem para obter uma pastinha homogênea.
- Tampe e deixe descansar, em lugar aquecido, por 15 minutos.
Da massa
- No liquidificador coloque os ovos, o milho verde, o leite, a água, o açúcar, o sal, o fubá e bata bem para triturar totalmente o milho e homogeneizar.
- Coloque a farinha de trigo numa vasilha, despeje a mistura obtida no liquidificador, passando pela peneira, adicione a margarina e a esponja.
- Misture muito bem, até o ponto de amassar com as mãos na bancada, e sovar bem por cerca de 20 minutos até obter uma massa lisa, homogênea que não grude nas mãos.
- Modele uma bola, coloque na vasilha, cubra com plástico filme e deixe descansar por 40-60 minutos.
- Após esse tempo, coloque a massa na bancada, pressione levemente para remover o ar, e divida em 2 partes.
- Pegue uma das partes, abra na bancada com um rolo, modelando um retângulo, vire a parte mais lisinhas para cima e passe manteiga em toda superfície.
- Enrole sem apertar, formando um rocambole, para obter o pão e disponha, com a parte da emenda virada para baixo, numa forma para pão ( 22 cm x 10 cm) untada e enfarinhada.
- Pegue uma porção ( 63 gramas) da outra metade de massa modele uma bolinha. Repita o processo com o restante de massa e disponha numa forma retangular untada e enfarinhada.
- Cubra as 2 formas e deixe as massas descansarem por cerca de 40-60 minutos.
- Depois desse tempo, polvilhe uma camada fina de fubá sobre os pães, e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos.
- Retire do forno, deixe amornar, e se delicie com esse lindo pão caseiro de milho!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais