Todos em sua casa vão adorar se você preparar para a hora do lanche ou para saborear em qualquer ocasião, essa sensacional esfiha de carne, do Canal Jana Cabral, que fica dos deuses! Trata-se de uma receita super prática, na qual a massa não é sovada, e, para fazer o recheio, basta misturar os ingredientes. Venha conferir tudo e não deixe de fazer!
Como fazer esfiha de carne
Para a esfiha de carne, você vai iniciar com o preparo da massa. Para isso, coloque em uma tigela: o leite morno e o açúcar, mexendo bem com o auxílio de um fouet para a completa dissolução do açúcar. Junte o fermento biológico seco e torne a mexer. Acrescente o óleo, o ovo e o sal, tornando a mexer. O próximo passo é agregar, devagar, a farinha de trigo, mexendo a cada acréscimo. Use filme-plástico para tampar a tigela, seguido de um guardanapo, reservando em um lugar abafado para a massa crescer, por cerca de meia hora. Conclua a receita seguindo as orientações. Sirva e aproveite essa esfiha divina!
Ingredientes da receita de esfiha de carne
Para a massa
- 3 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 1 colher (chá) de sal
- 1 xícara (chá) de leite integral morno (não pode ser quente)
- 7 g fermento biológico seco
- 1 ovo médio, inteiro
- 450 a 480 g farinha de trigo sem fermento (aproximadamente 4 xícaras de chá)
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 1 ovo levemente batido (para pincelar)
Para o recheio
- 2 a 3 colheres (chá) de sal (prove)
- cheiro-verde fresco picado (a gosto)
- 1 cebola pequena cortada em cubos
- mix de temperos secos a gosto; (sugestão: pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, páprica defumada, páprica picante, colorau, mostarda em pó e orégano, todos a gosto e em pequenas quantidades)
- 1 tomate maduro sem sementes cortado em cubos
- 650 g carne moída (pedir para moer 2 vezes)
- 100ml de suco de limão (aproximadamente 2 limões espremidos)
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
Da massa
- Numa bacia adicione: 1 xícara (chá) de leite integral morno e 3 colheres (sopa) de açúcar refinado, misturando bem com um fouet para esse açúcar ficar bem dissolvido.
- Acrescente 7 g fermento biológico seco e misture novamente.
- Junte 2 colheres (sopa) de óleo vegetal,1 ovo médio, inteiro e 1 colher (chá) de sal, misturando novamente.
- Entre gradualmente, com a farinha de trigo, misturando a cada adição, a princípio com a espátula e depois com uma espátula, pois a massa estará mais pesada. Essa massa fica grudenta, é assim mesmo, não coloque mais farinha.
- Cubra a bacia com filme-plástico e depois com um guardanapo limpo e mantenha num lugar abafado, como, por exemplo, no forno ou micro-ondas desligado., para crescer por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.
- Após o tempo de crescimento da massa, passe-a para uma bancada levemente enfarinhada, podendo salpicar somente um pouco de farinha sobre ela, formando uma bola.
- Corte e divida a massa em porções, e, se tiver uma balança culinária, deixar cada porção com 50 g, formando bolinhas e deixando na bancada, já se não tiver, procure deixar todas do mesmo tamanho.
- Abra cada bolinha com um rolo, obtendo círculos de 10 a 12 cm.
- Adicione cerca de 2 colheres (sopa) de recheio em cada círculo e, para fechar, junte duas partes até o centro, pressionando com os dedos para grudar bem, em seguida una a parte de baixo também, deixando o salgado no formato característico da esfiha.
- Repita o processo para modelar todas as esfihas e acomode-as numa forma espaçosa, já untada com óleo, com a emenda virada para baixo, ou, se preferir, com ela virada para cima.
- Pincele cada uma das esfihas com um ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C, por cerca de 25 a 30 minutos.
- Retire, aguarde amornar um pouco, sirva e delicie-se com sua irresistível esfiha de carne!
Do recheio
- Numa vasilha coloque 650 g carne moída, 1 cebola pequena cortada em cubos,1 tomate maduro sem sementes cortado em cubos,2 a 3 colheres (chá) de sal e o mix de temperos secos a gosto; (sugestão: pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, páprica defumada, páprica picante, colorau, mostarda em pó e orégano, todos a gosto e em pequenas quantidades).
- Misture tudo muito bem, junte cheiro-verde fresco picado a gosto, torne a misturar, prove e acerte o sal, se necessário e entre com 100ml de suco de limão (aproximadamente 2 limões espremidos), misturando bem.
- Transfira esse recheio para uma peneira, pressione um pouco com uma colher, e deixe escorrendo, sobre uma vasilha, na geladeira, para eliminar todo o excesso de líquido. Depois disso, seu recheio estará pronto para ser utilizado.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais