Com essa receita formidável, do Canal Gabriel Freitas, você aprenderá a preparar um delicioso lanche sovado, que todos vão amar! Trazendo uma massa macia e fofinha e um farto recheio de frios, calabresa e frango desfiado, ele fica um arraso! Não perca tempo, após conferir tudo, faça ainda hoje!
Como fazer lanche sovado
Para a receita de lanche sovado, adicione numa bacia: o ovo inteiro, o açúcar e a manteiga derretida, mexendo com uma colher. Junte o fermento biológico seco, torne a mexer, junte a água morna e coloque, devagar, vá juntando devagar, a farinha de trigo, mexendo a cada acréscimo. Ponha o sal, mexa mais um pouco na bacia, e depois transfira a massa um pouco pegajosa, para uma superfície plana ligeiramente polvilhada com farinha. Sove a massa durante cerca de 10 minutos, e, se houver necessidade, lave as suas mãos, para depois sovar de novo. Conclua a receita seguindo as orientações. Sirva e aproveite essa maravilha!
Ingredientes da receita de lanche sovado
Para a massa
- 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga derretida
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 500 g de farinha de trigo sem fermento (aproximadamente)
- 1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
- 1 pitada generosa de sal
- 1 xícara (chá) de água morna (não pode ser quente)
- 1 ovo inteiro em temperatura ambiente
Sugestão de recheio
- 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 150 g de muçarela ralada ou fatiada
- 250 g de mortadela defumada fatiada e depois as fatias são cortadas ao meio
- 1 e ½ calabresa ralada ou fatiada
- orégano (a gosto)
- 200 g de frango cozido e desfiado temperado
- 1 gema misturada com um pouco de leite (para pincelar)
- 1 e ½ calabresa ralada e ½ calabresa em rodelas (para decorar)
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
Da massa / recheio e finalização
- Numa tigela coloque: 1 ovo inteiro em temperatura ambiente, 3 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga derretida, misturando com uma colher.
- Acrescente 1 sachê de fermento biológico seco, misture novamente, coloque 1 xícara (chá) de água morna e vá acrescentando-a 500 g de farinha de trigo sem fermento aos poucos, sempre misturando a cada adição.
- Junte 1 pitada generosa de sal, misture um pouco mais na tigela, e depois passe a massa (que estará um pouco grudenta) para uma bancada levemente enfarinhada. Vá sovando por uns 10 minutos, e, se precisar, lave as suas mãos, para voltar a sovar. Não adicione muito mais farinha do que a pedida na receita para sua massa não ficar ressecada. O ponto da massa é quando ela fica lisa, homogênea e levemente pegajosa.
- Faça uma bola com a massa, passe-a para a tigela novamente, cubra com um guardanapo limpo, e deixe crescer por cerca de 1 hora em local abafado, até dobrar de tamanho.
- O próximo passo pé apertar a massa com as pontas dos dedos, para tirar o ar, depois passe para a bancada, polvilhe-a levemente com farinha e use um rolo para abri-la em formato retangular, deixando na espessura de meio centímetro.
- Para rechear, espalhe no centro da massa, 3 colheres (sopa) de extrato de tomate, 1 e ½ calabresa ralada, 250 g de mortadela defumada fatiada com as fatias cortadas ao meio, 200 g de frango cozido e desfiado temperado e 150 g de muçarela ralada ou fatiada.
- Dê umas viradinhas nas pontinhas da massa, depois puxe uma das laterais da massa em direção ao centro, para cobrir todo o recheio, depois pegue a outra lateral e jogue por cima da massa, passando um pouquinho de água com os dedos, para a massa grudar bem.
- Vá marcando a massa a cada 4 dedos e corte.
- Na sequência, pincele cada quadrado da massa com 1 gema misturada com um pouco de leite, disponha uma rodela de calabresa e polvilhe orégano a gosto.
- Mantenha os quadrados próximos uns dos outros, sem muito espaço entre um e outro para não escorrer o recheio.
- Leve para assar no forno a 200 °C, por cerca de 25 a 30 minutinhos.
- Retire, deixe amornar, sirva e delicie-se com seu espetacular lanche sovado! Bom apetite!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais