Esse bolo tropical ensinado pelo canal Dika da Naka é irresistível. É um bolo cremoso, delicioso, com textura e sabor incríveis e aposto que a família toda vai adorar e pedir bis. Confira o passo a passo desse bolo tropical que é uma perdição, vai ser o maior sucesso e merece ser compartilhado!
Como fazer bolo tropical
Preparar o bolo tropical é fácil. O modo de preparo do bolo tropical é simples, primeiro vamos fazer a massa desse bolo, usaremos: fermento em pó, açúcar, iogurte, farinha de trigo, ovos e óleo. Em seguida, faremos o creme belga de leite ninho com leite condensado, amido de milho, leite em pó, gema, leite e baunilha. Na sequência, faremos também uma geleia de morango com: morangos, suco de limão e açúcar. Por fim, faremos a decoração utilizaremos frutas como kiwi, manga, physalis e uva (sugestão). Seguiremos todos os passos do modo de preparo e então experimentaremos essa gostosura de bolo tropical que é de comer rezando!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de bolo tropical
Para a massa
- 1 e ½ copos (medida do copo de iogurte) de açúcar
- 1 copo de iogurte natural
- 2 copos (medida do copo de iogurte) de farinha de trigo
- ½ copo (medida do copo do iogurte) de óleo
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 3 ovos
Para o creme belga de leite ninho
- 5 colheres (sopa) de leite em pó
- 2 copos (tipo requeijão) de leite integral
- ½ colher (sopa) de essência de baunilha
- 1 gema passada pela peneira
- 1 lata de leite condensado
- 3 colheres (sopa) de amido de milho
Para a geleia de morango
- Suco de ½ limão
- 2 xícaras (chá) de morangos
- 1 xícara (chá) de açúcar (180g)
Para a decoração (sugestão)
- Manga (tipo Tommy)
- Kiwi
- Morango
- Uvas (tipo Vitória)
- Physalis
Modo de preparo
Da massa
- Em um liquidificador bata os ovos , o iogurte natural, o óleo e o açúcar até homogeneizar.
- Transfira essa mistura para uma tigela espaçosa e acrescente aos poucos a farinha de trigo, misturando com um fouet a cada adição, para integrá-la bem na massa.
- Junte o fermento químico em pó e misture suavemente.
- Passe a massa para uma forma redonda (24 cm de diâmetro), untada com manteiga e polvilhada com farinha.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C por meia hora (faça o teste do palito, se sair sequinho, está assado). Enquanto o bolo assa, prepare o creme belga de leite ninho.
- Tire o bolo do forno, espere esfriar um pouco e desenforme. Enquanto isso, prepare a geleia de morango.
Do creme belga de leite ninho
- Em uma panela, coloque o leite condensado, o amido de milho e o leite em pó, misture bem, até dissolver o amido de milho para o creme não ficar empelotado.
- Junte o leite integral, a gema e a essência de baunilha e misture tudo.
- Leve a panela em fogo de médio a baixo, misturando continuamente com uma colher de pau, até a mistura começar a ganhar consistência. Assim que começar a ferver, misture durante mais 5 minutos, para o amido de milho ficar bem cozido.
- Retire do fogo, transfira para uma vasilha, utilize plástico-filme para cobrir, rente ao creme, espere esfriar e leve à geladeira por 2 horas.
Da geleia de morango
- Limpe os morangos e tire os cabinhos, seque-os bem com papel-toalha, picando-os em pequenos cubos.
- Coloque esses morangos picados em uma panela e junte o açúcar e o suco de ½ limão peneirado misture e deixe cozinhar em fogo de médio a baixo, misturando algumas vezes.
- Assim que a geleia estiver mais encorpada e espessa, desligue o fogo e passe para outra vasilha, para esfriar também.
Da montagem
- Desenforme o bolo, coloque a geleia de morango já completamente fria, seguida do recheio de creme belga de leite ninho, espalhe nivelando-o. Se você usou uma forma redonda comum, corte com cuidado a parte do topo, fazendo uma cavidade para receber o recheio.
- Por cima do creme belga, decore com: physalis, pedacinhos de manga e de kiwi, morangos inteiros e cortados ao meio e uvas inteiras, ou use as frutas de sua preferência.
- Mantenha na geladeira até o momento de servir.
- E então, saboreie esse irresistível bolo tropical!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais