Você não pode deixar de fazer para o Natal, esse delicioso panetone de massa mole, que fica simplesmente divino e vai agradar a todos! Essa é uma versão caseira e simples dessa gostosura, que não precisa ser sovada, vai perfumar a sua cozinha e traz uma massa super úmida, bem enriquecida com frutinhas! Faça e prepare-se para os elogios!
Como fazer panetone de massa mole
Para a receita de panetone de massa mole, numa bacia, coloque as gemas de ovos e o açúcar, mexendo com a ajuda de uma espátula. Junte a água morna, o fermento biológico seco, a manteiga sem sal em temperatura ambiente e o mel, voltando a mexer para o fermento e a manteiga ficarem bem dissolvidos. Acrescente as raspas de limão-siciliano e da laranja Bahia o extrato de baunilha e depois a farinha de trigo, lentamente, mexendo com a espátula a cada acréscimo, formando uma massa mole e uniforme. Conclua a receita seguindo corretamente o passo a passo, para um ótimo resultado. Sirva e saboreie esse panetone maravilhoso!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de panetone de massa mole
- 1 colher (sopa) de mel
- 200 g de uvas-passas sem sementes (metade brancas e metade pretas)
- 1 envelope de fermento biológico seco (10 g)
- 200 g de frutas cristalizadas + um pouco para salpicar por cima da massa
- 3 gemas de ovos
- ½ colher (chá) rasa de sal
- ½ colher (sopa) de extrato de baunilha ou 1 colher (chá) de essência de panetone
- 250ml de água morna (não pode ser quente)
- 400 g a 500 g de farinha de trigo sem fermento
- ½ xícara (chá) de açúcar
- raspas de 1 limão-siciliano (sem a parte branca, para não amargar)
- raspas de 1 laranja Bahia (sem a parte branca, para não amargar)
- 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente + o quanto baste (para colocar por cima da massa antes de assar e pincelar ao tirar do forno)
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
- Em uma tigela espaçosa, adicione 3 gemas de ovos e ½ xícara (chá) de açúcar, misturando com uma espátula.
- Acrescente 250ml de água morna (não pode ser quente), 1 envelope de fermento biológico seco, 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente e 1 colher (sopa) de mel, tornando a misturar para dissolver o fermento e a manteiga.
- Entre com as raspas de 1 limão-siciliano e de 1 laranja Bahia (sem a parte branca, para não amargar), ½ colher (sopa) de extrato de baunilha e depois inclua a farinha de trigo, gradualmente, misturando com a espátula a cada adição, para obter uma massa mole e homogênea.
- Trabalhe essa massa na própria tigela, misturando para lá e para cá, por 7 a 10 minutos. O ponto da massa é quando ela fica elástica. Para essa massa, você utilizará cerca de 400 g de farinha, podendo variar um pouco, conforme a marca dela e o tamanho dos ovos, adicione apenas o necessário.
- Cubra a massa com plástico-filme e reserve até dobrar de volume, por cerca de 1 hora.
- Nesse meio tempo, coloque as uvas-passas para hidratar, deixando-as de molho na água, numa tigelinha.
- Com a massa fermentada, misture-a novamente com a espátula e adicione 200 g de frutas cristalizadas e as uvas-passas que você hidratou, escorridas.
- Misture, envolvendo as frutas delicadamente na massa.
- Transfira a massa para uma forma de pão, ou outra que você tiver, ou para formas de papel para panetone (você precisará de duas de 500 g cada). Se forem formas de alumínio, unte o fundo com óleo ou desmoldante.
- Se desejar, espalhe mais algumas frutinhas sobre a massa e deixe descansar novamente para crescer e dobrar de volume, sem cobrir.
- Depois disso, adicione umas lasquinhas de manteiga sobre a massa, para trazer umidade e a massa ficar douradinha e brilhante.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C, para assar por 35 a 40 minutos.
- Retire e deixe na bancada, coberto com um pano de prato sequinho por uns 10 minutos, para não ficar cascudo por fora.
- Após esse tempo, passe uma faquinha na lateral toda da forma e desenforme, pincelando-o ainda quente com manteiga.
- Sirva e delicie-se com seu encantador panetone de massa mole!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais