Que tal aprender a preparar uma receita divina para compor a sua ceia de natal ou Ano Novo? Trata-se do magnífico bacalhau com natas, do Canal Cozinhando com a Ly, que sai do forno com o queijo gratinado e é de dar água na boca! Ele fica bem temperado, leva batatas fritas e um molho de natas divino! Faça e surpreenda a todos!
Como fazer bacalhau com natas
Para a receita de bacalhau com natas, aqueça uma panela no fogo com óleo, mas sem deixar muito quente, acrescente as batatas em cubinhos com 1 colher (chá) de sal e frite até ficarem ligeiramente douradas. Apague o fogo, tire e deixe absorver o excesso de gordura em papel-toalha, deixando reservadas. Agora esquente outra panela no fogo, com azeite e junte a cebola em cubinhos e o alho. Mexa e refogue bem. Inclua o bacalhau dessalgado, cozido e desfiado, mexa, experimente e corrija o sal, se for preciso. Use pimenta-do-reino para temperar e deixe refogar mais um pouco. Apague o fogo e deixe reservado também. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aproveite essa maravilha!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de bacalhau com natas
- óleo o quanto baste (para a fritura)
- 1 colher (sopa) de manteiga (45 g)
- pimenta-do-reino (a gosto)
- 1 kg de batatas cortadas em cubinhos, temperadas com 1 colher (chá) de sal
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento (60 g)
- 600 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
- 300 g de nata
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 250 g de muçarela ralada
- 1 litro do caldo do cozimento do bacalhau
- ½ cebola picada em cubinhos + 1 colher (sopa) de cebola ralada
- 2 dentes de alho triturados
Modo de preparo
- Aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo, mas não deixe esquentar demais, junte 1 kg de batatas cortadas em cubinhos, temperadas com 1 colher (chá) de sal e deixe fritar até dourarem levemente.
- Desligue o fogo, retire e escorra em papel-toalha, reservando.
- Aqueça outra panela no fogo, com 3 colheres (sopa) de azeite de oliva e depois inclua ½ cebola picada em cubinhos e 2 dentes de alho triturados. Misture e deixe refogar bem.
- Entre com 600 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado, misture, prove e acerte o sal, se necessário. Tempere com pimenta-do-reino a gosto, misture e refogue um pouco mais. Desligue o fogo e reserve.
- Para o molho, numa panela aquecida novamente, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e quando derreter, junte 1 colher (sopa) de cebola ralada, fritando por 1 minutinho.
- Entre com quase todo caldo do cozimento do bacalhau, reservando um pouco para dissolver a farinha e aguarde ferver.
- Dissolva 3 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento no caldo que você reservou, misture e passe por uma peneira, despejando em seguida na panela do caldo.
- Vá misturando sem parar e quando levantar fervura, cozinhe misturando sempre, por mais 4 minutos.
- Desligue o fogo e finalize agregando 300 g de nata, misturando novamente. Reserve.
- Em uma tigela espaçosa, coloque o bacalhau reservado, as batatas fritas reservadas e o molho reservado, misturando tudo muito bem.
- Transfira essa mistura para um refratário (5 cm x 22 cm x 32 cm), espalhe para nivelar e finalize cobrindo com 250 g de muçarela ralada.
- Leve ao forno pré-aquecido a 220 °C e deixe assar, por, aproximadamente, 25 minutos, ou até o queijo gratinar.
- Retire, deixe esfriar um pouco, sirva e saboreie seu irresistível bacalhau com natas!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais