Que tal aprender a preparar para o café da manhã ou lanche da tarde, esse sensacional pão salgado de calabresa, que fica macio, fofinho e muito saboroso? Com um preparo descomplicado, ele sai recheado do forno e é versátil, pois você pode variar o recheio, se desejar. Não espere mais, faça e arrase!
Como fazer pão salgado de calabresa
Para a receita de pão salgado de calabresa, adicione numa vasilha, os ovos, o açúcar, o óleo, o sal e o fermento biológico seco, mexendo com um fouet. Acrescente a água em temperatura ambiente, ou morninha, se estiver frio na região onde você mora, e volte a mexer. Em seguida, agregue a farinha de trigo devagar, mexendo a cada acréscimo com uma colher de pau, na vasilha mesmo. Na sequência, mexa manualmente, até a farinha estar integrada, sovando a massa. Passe a massa para uma superfície plana polvilhada com farinha e sove por mais 10 minutos. Finalize a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aproveite essa gostosura!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pão salgado de calabresa
- 500ml de água em temperatura ambiente
- 1 colher (chá) de sal
- 2 ovos inteiros
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
- 1 kg de farinha de trigo sem fermento
- 2 gomos de calabresa raladas, misturadas com 1 pote de requeijão cremoso, cheiro-verde picado a gosto e 60 g de muçarela ralada (para o recheio)
- 3 colheres (sopa) açúcar
- 2 ovos batidos com uma pitada de sal (para pincelar)
Obs.: a medida da xícara é de 200ml.
Modo de preparo
- Em uma tigela, coloque 2 ovos inteiros, 3 colheres (sopa) açúcar, ½ xícara (chá) de óleo, 1 colher (chá) de sal e 1 sachê de fermento biológico seco, misturando com um fouet.
- Entre com 500ml de água em temperatura ambiente e torne a misturar.
- Na sequência, vá acrescentando aos poucos, a farinha de trigo, misturando a cada adição com uma colher de pau, na própria tigela.
- Depois, vá misturando com as mãos, até incorporar bem a farinha, sovando a massa.
- Transfira para uma bancada limpa e seca, levemente enfarinhada e continue sovando a massa por uns 10 minutos.
- Corte a massa e, se tiver uma balança culinária, pese-a, deixando cada porção com 300 g, ou, se não tiver balança, procure deixar todos os pedaços do mesmo tamanho.
- Forme bolinhas com as porções de massa, jogando as pontas para baixo e modelando.
- Deixe as bolinhas na própria bancada, cubra com um guardanapo limpo e deixe descansar por uns 35 a 40 minutos, ou até dobrar de tamanho.
- Vire as bolinhas do outro lado e abra com as mãos, esticando-a para deixar com um formato quadrado. Se preferir, abra com um rolo. Faça isso com todas as bolinhas aos poucos.
- Disponha um dos quadrados de massa na bancada, espalhe a mistura de calabresa sobre a massa e depois enrole a massa, apertando para não ficar solta.
- Dê uma apertada na extensão do rolinho com as mãos e depois, para trançar a massa, deixe um espaço de uns 2 dedos na ponta e depois faça 2 cortes, desta forma você ficará com 3 pontas para trançar, emendadas numa das extremidades.
- Após trançar, estique levemente o rolinho com as mãos e junte as pontas. Coloque a rosca numa forma de furo central (18 cm de diâmetro x 8 cm de altura), já untada. Repita o processo para modelar e trançar os outros pães.
- Pincele os pães com uma misturinha de 2 ovos batidos com uma pitada de sal.
- Se desejar, decore com rodelas de calabresa, cheiro-verde picado e parmesão ralado, ou como preferir.
- Cubra com o guardanapo e deixe crescer por uns 40 minutos.
- Após esse tempo, leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C, por 30 a 35 minutos.
- Retire, passe uma faquinha sem serra na lateral da forma e desenforme.
- Sirva e saboreie seu delicioso pão salgado de calabresa! Bom apetite!
Rendimento: 6 unidades.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais