Se você é fã de nhoque, não deixe de fazer esse delicioso nhoque sem glúten, uma receita incrível sem farinha de trigo! Feito a base de aipim, ele fica com sabor e textura perfeitos, ideal para o almoço ou jantar da família! Além disso, tem um ótimo rendimento e você também pode congelar para consumir quando desejar, com seu molho preferido! Faça e arrase!
Como fazer nhoque sem glúten
Para o nhoque sem glúten, comece cozinhando o aipim numa panela com água e depois já escorra, para não ficar aguado. Transfira para uma vasilha, retire os fiapos duros do meio e esmague-o com o auxílio de um garfo. Acrescente o ovo batido, o parmesão ralado e sal a gosto, mexendo manualmente para misturar tudo. Vá juntando gradualmente o amido de milho, mexendo manualmente a cada acréscimo, formando uma massa uniforme, que você pode modelar. Finalize a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e delicie-se com essa maravilha!
Confira outras receitas:
Frango crocante do KFC feito em casa com um tempero secreto que deixa a casquinha muito sequinha e a carne suculenta por dentro
Bolo de brigadeiro fofinho com uma cobertura brilhante que vai fazer você nunca mais querer testar outra receita de bolo de chocolate
Creme de frango cremoso para sanduíche natural que é a opção perfeita para um lanche rápido, saudável e muito fácil de levar para o trabalho
Ingredientes da receita de nhoque sem glúten
- 1 ovo inteiro
- 500 g de aipim cozido
- sal (a gosto)
- 200 g de amido de milho (em média)
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
- Após cozinhar o aipim na água, escorra imediatamente, para não encharcar.
- Passe o aipim para uma tigela, tire os pavios duros do centro e amasse-o com um garfo.
- Bata 1 ovo inteiro com um garfo e adicione-o na tigela do aipim, juntando 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e sal a gosto, lembrando que o queijo já é salgado.
- Misture bem com as mãos e depois vá colocando aos poucos, o amido de milho, sempre misturando com as mãos após cada adição, até obter uma massinha homogênea que pode ser modelada facilmente. A quantidade de amido pode variar um pouco, conforme o tamanho dos ovos e a umidade do aipim.
- Para modelar, pegue uma porção da massa, coloque numa bancada e forme um rolinho, cortando-o em pedacinhos do tamanho que desejar e passando para uma vasilha polvilhada com amido de milho. Repita o processo para modelar todos os nhoques.
- Cozinhe em água fervente com um pouco de sal até os nhoques subirem, indicando que estão cozidos. Retire com uma espátula, passe para uma travessa e adicione o molho de sua preferência.
- Sirva e desfrute do seu apetitoso nhoque sem glúten! Bom proveito!
Dica adicional: para congelar o seu nhoque por até 3 meses, adicione-os após modelar e cortar, numa forma de alumínio e leve ao congelador ou freezer até congelar. Depois disso, tire, passe para saquinhos culinários, já deixando a porção certa para descongelar depois. Quando for consumir, tire essa porção do congelador e coloque diretamente numa panela com água fervente e sal para cozinhar.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais