Com essa receita formidável do Canal Da Terra, você vai aprender a fazer uma deliciosa cuca gaúcha, com todas as dicas e orientações para um excelente resultado! Feita com praticidade no liquidificador, ela fica muito saborosa, é versátil, pois combina com o recheio que você desejar, a massa derrete na boca e acompanha uma farofa incrível! Faça e arrase!
Como fazer cuca gaúcha
Para a receita de cuca gaúcha, com um preparo fácil, inicie fazendo a massa da cuca. Para isso, coloque no liquidificador: o leite, o açúcar, a farinha de trigo e o fermento biológico seco, batendo durante 1 minuto. Na sequência, junte 1 ovo inteiro e mais 1 gema, a margarina ou manteiga e o sal e bata durante mais 1 minutinho. Passe essa mistura para uma vasilha e acrescente a segunda xícara de farinha, mexendo com um fouet. Inclua as rapas de limão ou laranja e a terceira xícara de farinha, voltando a mexer. Finalize a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e deguste essa maravilha!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de cuca gaúcha
Para a cuca
- 1 gema de ovo
- 1 ovo inteiro em temperatura ambiente
- raspinhas de limão ou laranja (sem a parte branca, para não amargar)
- 1 pitada de sal
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (cerca de 450g)
- 1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) bem cheia de margarina ou manteiga
- 1 e ½ xícara (chá) de leite integral em temperatura ambiente
- sugestão de recheio: 5 bananas maduras, cortadas no sentido do comprimento e meio pote de doce de leite
Para a farofa
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
Da cuca
- No liquidificador, adicione: 1 e ½ xícara (chá) de leite integral em temperatura ambiente, 4 colheres (sopa) de açúcar, 1 xícara (chá) de farinha de trigo e 1 sachê de fermento biológico seco e bata por 1 minuto.
- Em seguida, adicione 1 ovo inteiro em temperatura ambiente, mais 1 gema, 1 colher (sopa) bem cheia de margarina ou manteiga e uma pitada de sal e bata por mais 1 minuto.
- Transfira essa mistura batida para uma tigela e junte a segunda xícara de farinha de trigo, misturando com um fouet.
- Agregue as rapas de limão ou laranja (sem a parte branca, para não amargar), inclua a terceira xícara de farinha e torne a misturar.
- Pegue uma forma retangular (23 cm x 30 cm), já untada com óleo, transfira a massa para ela, espalhe e nivele com as costas de uma colher, umedecida na água.
- Reserve essa forma num lugar abafado, como, por exemplo, no forno ou micro-ondas desligado, para a cuca crescer.
- Enquanto isso, prepare a farofa.
- Após a massa ter crescido cerca de um dedo, adicione o recheio de sua preferência, e a sugestão é rechear com bananas cortadas no sentido do comprimento, dispondo-as sobre a massa e juntar meio pote de doce de leite às colheradas.
- Espalhe a farofa reservada por cima do recheio e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 °C, por, aproximadamente, 40 minutos.
- Retire, deixe amornar, sirva e delicie-se com sua irresistível cuca gaúcha!
Da farofa
- Em uma vasilha, coloque: 1 xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento, 1 xícara (chá) de açúcar e 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, apertando e misturando bem com as pontas dos dedos, até obter uma farofa. Se desejar, acrescente raspinhas de limão e torne a misturar.
- Reserve.
Dica adicional: para o recheio dessa torta, você pode também utilizar, ao invés das bananas e do doce de leite: frutas cristalizadas, frutas secas, maçãs, geleia ou o que mais desejar.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais