Seja para o lanche da tarde ou para o jantar, um delicioso empadão de frango é sempre-bem-vindo, não é mesmo? Com uma massa podre que desmancha na boca e um farto e saboroso recheio de frango, ele vai deixar um gostinho de quero mais! Não espere mais, confira, faça hoje mesmo e arrase!
Como fazer empadão de frango
Para a receita de empadão de frango, com um preparo descomplicado, inicie pelo preparo da massa, colocando numa vasilha: farinha de trigo sem fermento, 12 colheres (sopa) de manteiga ou margarina de boa qualidade, em temperatura ambiente, 1 gema de ovo e 1 colher (café) de sal. Mexa a princípio com uma colher e em seguida, manualmente, até obter a chamada massa podre, que fica firme quando pressionada, e, ao mesmo tempo, quebradiça. Vá ajeitando com as mãos, pedaços da massa numa forma de aro removível, revestindo o fundo e as laterais dela. Conclua a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e aprecie essa delicia!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de empadão de frango
Para a massa
- 1 colher (café) de sal
- 3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (390g)
- 1 gema de ovo
- 12 colheres (sopa) de manteiga ou margarina de boa qualidade, em temperatura ambiente (300g)
- 1 gema de ovo misturada com 1 colher (sopa) de água (para pincelar)
Para o recheio
- 200g de frango cozido e desfiado
- ½ xícara (chá) de tomate sem sementes picadinho
- ½ xícara (chá) de milho-verde em conserva escorrido
- ½ xícara (chá) de palmito picado
- 4 colheres (sopa) de azeitonas verdes sem caroço picadas
- 4 colheres (sopa) de cebolinha picada
- 5 colheres (sopa) de creme de leite
- 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
- ½ colher (café) de sal
- uma pitada de pimenta-do-reino
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
Modo de preparo
Da massa / montagem
- Em uma bacia, adicione 3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento, 12 colheres (sopa) de manteiga ou margarina de boa qualidade, em temperatura ambiente, 1 gema de ovo e 1 colher (café) de sal.
- Misture primeiramente com uma colher e depois, coloque literalmente as “mãos na massa”, misturando, apertando e soltando a massa. Quando você aperta, ela fica firme, mas “quebra” nas mãos com facilidade, é assim mesmo.
- Pegue uma forma redonda de fundo removível (20 cm de diâmetro x 10 cm de altura), retire pedacinhos da massa e vá forrando toda a forma, no fundo e laterais, ajeitando com as mãos. Reserve enquanto prepara o recheio.
- Para a montagem, com o recheio pronto, disponha um plástico limpinho numa bancada, coloque o restante da massa, cubra com outro pedaço de plástico e abra com um rolo, não deixando-a nem muito grossa e nem muito fina. Essa será a tampa do empadão.
- Ponha o recheio na forma, sobre a massa, espalhe bem e traga a tampa de massa do empadão, ainda mantendo o plástico de baixo, para facilitar, cobrindo o empadão e retirando o plástico.
- Ajeite bem com as mãos para fechar as laterais da forma, retirando o excesso com uma faquinha.
- Pincele o empadão com a misturinha de gema com água e com uma faquinha sem ponta, faça alguns cortes superficiais na superfície da torta, formando um quadriculado.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C, para assar por, aproximadamente, 40 a 45 minutos.
- Retire, deixe amornar e desenforme, tirando o aro e o prato de alumínio de baixo, passando para um prato de servir.
- Sirva e delicie-se com seu divino empadão de frango! Bom apetite!
Do recheio
- Em uma vasilha, coloque: 200g de frango cozido e desfiado, ½ xícara (chá) de tomate sem sementes picadinho, ½ xícara (chá) de milho-verde em conserva escorrido, ½ xícara (chá) de palmito picado, 1 colher (sopa) de extrato de tomate, 4 colheres (sopa) de azeitonas verdes sem caroço picadas, 4 colheres (sopa) de cebolinha picada, 5 colheres (sopa) de creme de leite, 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso, ½ colher (café) de sal e uma pitada de pimenta-do-reino.
- Misture muito bem esses ingredientes, seu recheio está pronto para ser utilizado.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais