O que você acha de aprender a preparar com facilidade, um apetitoso bolinho de aipim, do Canal Cozinha sem Misterio, que fica super gostoso e vai agradar a todos? Com todas as dicas para um ótimo resultado, esse bolinho é perfeito para acompanhar suas refeições ou servir como aperitivo! Faça e prepare-se para os elogios!
Como fazer bolinho de aipim
Para a receita de bolinho de aipim, com um preparo simples, comece com o recheio de carne moída, que precisa estar frio. Para fazê-lo você vai utilizar: carne moída, salsinha picada, suco de limão, cebola, alho, pimenta-do-reino, um fio de óleo, sal e colorau, seguindo as orientações. Na sequência, para a massa de aipim, cozinhe o aipim em água e sal numa panela sem pressão, até amaciar e escorra bem. Amasse-o numa tigela e acrescente a salsinha picada e a margarina. Amasse essa massinha numa bancada ligeiramente polvilhada com farinha e depois recheie e finalize a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e deguste essa delícia! Bom apetite!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de bolinho de aipim
Para o aipim
- 1 e ½ quilo de aipim ou mandioca
- 1 colher (sopa) de sal
- água o quanto baste (para o cozimento do aipim)
- salsinha picada a gosto
- 1 colher (sopa) de margarina
Para o recheio de carne moída
- salsinha picada (a gosto)
- suco de ½ limão
- pimenta-do-reino (a gosto)
- farinha de trigo (para empanar)
- 1 fio de óleo
- óleo o quanto baste (para fritar os bolinhos)
- colorau (a gosto)
- 1 cebola picadinha
- 600 g de carne moída (pedir para moer 2 vezes)
- ½ colher (sopa) de sal
- 3 dentes de alho amassados
Modo de preparo
Do aipim / finalização
- Leve uma panela ao fogo com 1 e ½ quilo de aipim, coberto com água e junte 1 colher (sopa) de sal, deixando cozinhar até amaciar. Não cozinhe na panela de pressão para não amolecer demais.
- O aipim estando cozido, transfira para um escorredor e escorra muito bem, pois não pode estar encharcado, caso contrário você não conseguira a textura necessária para modelar os bolinhos, então remova os fiapos duros do centro.
- Numa vasilha, amasse o aipim ainda quente com um amassador de batatas ou um garfo.
- Junte no aipim amassado, salsinha picada a gosto e 1 colher (sopa) de margarina e amasse com as mãos, obtendo uma massinha homogênea.
- Transfira a massa para uma bancada levemente enfarinhada e amasse manualmente, até formar uma massa com uma camadinha fina de trigo por fora.
- Forme um rolo com a massa e divida-a ao meio.
- pegue um desses rolinhos e vá cortando com a largura de 4 dedos. Se tiver balança culinária, deixe cada pedaço com 100g.
- Na sequência, faça uma bolinha com o pedaço de massa e, com dois dedos, abra uma cavidade no centro dela, cuidadosamente para não rasgar a massa.
- Em seguida, adicione uma colher (sopa) de recheio de carne moída e aperte para compactar, adicionando mais uma colher de recheio e apertando novamente. Feche bem o salgado e com as mãos em concha, dê o formato, que é o mesmo de um quibe. Repita o processo para modelar todos os salgados.
- Empane os bolinhos apenas em farinha de trigo e disponha-os numa forma, levando ao congelador por 30 minutos para firmarem antes de fritar. Se não for utilizar logo e quiser congelar, já pode levá-los ao congelador ou freezer, estando bem firmes, passe para saquinhos, armazene e quando for fritar, tire do congelador e frite numa boa quantidade de óleo bem quente.
- Não adicione muitos bolinhos por vez para o óleo não esfriar e encharcá-los.
- Retire, escorra o excesso de gordura, sirva e delicie-se com seu maravilhoso bolinho de aipim!
Do recheio de carne moída
- Para o recheio de carne moída, coloque numa panela um fio de óleo, aqueça e entre com 3 dentes de alho amassados, refogando-o levemente.
- Acrescente 600 g de carne moída, o suco de ½ limão, misture bem e deixe refogar, mexendo por vezes, até ela ficar marronzinha e soltinha.
- Na sequência, adicione: 1 cebola picadinha, salsinha picada a gosto, pimenta-do-reino e colorau a gosto e ½ colher (sopa) de sal.
- Refogue até a carne ficar sequinha e soltinha, depois desligue o fogo e deixe esfriar completamente, reservando.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais