A Receita de Panetone Tradicional do Fábio Neiva (Receitas Por Fábio Neiva) é fácil de preparar e rende 4 panetones molhadinhos, macios e deliciosos, de 500g cada. Se você quer economizar neste Natal, a melhor alternativa é fazer a receita de panetone tradicional na sua casa, pois além do custo por panetone sair mais barato, ele rende bastante e você poderá presentear quem você ama e até mesmo vender.
Para fazer a receita de panetone tradicional, vamos precisar de gemas, margarina, leite morno, açúcar, farinha de trigo, fermento biológico fresco, emulsificante, essência de panetone, essência de baunilha, raspas de laranja e de limão e sal. O modo de preparo da receita de panetone tradicional é muito simples, pois basta dissolver o fermento biológico no leite morno, misturar os demais ingredientes e sovar a massa da panetone por 15 minutos. O próximo passo é acrescentar as frutas cristalizadas e as uvas passas e amassar bem a massa, para o recheio se espalhar bem. Em seguida, é só deixar a massa crescer por 50 minutos, dividir a massa em 4 partes iguais, colocar cada uma delas em uma forma de panetone e deixa-las crescer novamente por 50 minutos. Antes de levar ao forno, basta espalhar margarina gelada por cima dos panetones e levar ao forno por 35 minutinhos. O resultado é uma receita de panetone tradicional que vale a pena, pois os panetone ficarão muito macios, úmidos e saborosos!
Compre caixinhas bem bonitinhas e coloque os panetones dentro delas, assim você terá um presente maravilhoso para dar aos seus amigos, colegas de trabalho, vizinhos e familiares. Ou então, anuncie no Facebook ou no WhatsApp, em grupos da sua cidade, e venda os panetones. Com certeza, você vai faturar um montão!
Faça hoje mesmo a receita de panetone tradicional, pois além de descomplicada e deliciosa, você receberá muitos elogios!
Veja Também: 40 Sobremesas Para o Natal
INGREDIENTES
Para a Massa
- 6 gemas
- 200g de margarina
- 300ml de leite morno
- 150g de açúcar
- 1kg de farinha de trigo
- 60g de fermento biológico fresco
- 2 colheres de sopa de emulsificante
- 2 colheres de sopa de essência de panetone
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 colher de sobremesa de raspas de laranja
- 1 colher de café de raspas de limão
- ½ colher de café de sal
Para o Recheio e a Montagem
- 2 xícaras de chá de frutas cristalizadas
- 1 xícara de chá de uvas passas
- 16 colheres de café de margarina gelada
- 4 formas de panetone de 500g cada
- 12 palitos de churrasco
COMO FAZER A RECEITA DE PANETONE TRADICIONAL
Modo de Preparo
- Dissolva o fermento biológico no leite morno.
- Em uma tigela grande, coloque o fermento biológico dissolvido e adicione todos os demais ingredientes da massa.
- Amasse bem e sove a massa durante 15 minutos dentro da própria tigela.
- Ela estará meio grudenta, mas é normal.
- Abra a massa sobre uma bancada enfarinhada e acrescente as frutas cristalizadas e as uvas passas.
- Feche a massa e amasse bem, para o recheio se espalhar.
- Se as suas mãos estiverem grudando, lave-as e unte-as com óleo.
- Volte a massa à bacia e deixe crescer, tampada por um pano, por 50 minutos.
- Divida a massa em 4 partes iguais, coloque nas formas de panetone e deixe crescer por mais 50 minutos.
- Coloque 4 colheres de café de margarina gelada sobre cada um dos panetones.
- Leve para assar em forno preaquecido a 200ºC por cerca de 35 minutos ou até dourarem.
- Se quiser, depois que o panetone esfriar, cubra-o com glacê feito com açúcar de confeiteiro e leite até obter o ponto desejado (mais leite, para um glacê fluido e menos leite para um glacê mais durinho).
Dica do Fábio: Para os seus panetones ficarem bem macios, espete 3 palitos de churrasco em cada um deles e vire-os de cabeça para baixo. Os palitos não deixarão eles encostarem na forma. O objetivo é que os panetone esfriem por completo, deixando a massa bem aerada e fofinha!
AVALIE ESSA RECEITA!
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais