Receita de caldo de mocotó que fica grosso e cheio de sabor para a hora do jantar ou almoço

Venha aprender a preparar esse apetitoso caldo de mocotó, perfeito para servir em dias frios!

caldo de mocotó
caldo de mocotó

Nesses dias frios, um caldo de mocotó quentinho no jantar é muito bem-vindo, não é mesmo? Com todas as dicas do Canal Cozinhando com a Ly, ele fica bem temperado e delicioso, combinando todos os ingredientes com perfeição, uma receita descomplicada para você salvar e fazer quando der vontade! Faça e receba muitos elogios!

Como fazer caldo de mocotó

Para o caldo de mocotó, comece com a higienização do mocotó, seguindo as orientações. Com ele já limpo, coloque numa panela de pressão com água e sal, deixando cozinhar por 1 hora e meia após a panela chiar. Apague o fogo, tire a pressão, abra a panela e reserve o caldo de mocotó numa vasilha, partes da carne com osso em outro e a carne picada numa terceira vasilha. Em seguida, coloque no liquidificador: a cebola, o tomate picado, os pimentões, as pimentas (opcional), o mocotó picado, uma boa quantidade de caldo e conclua a receita seguindo as orientações. Sirva e saboreie essa delícia!

Ingredientes da receita de caldo de mocotó

  • ½  pimentão amarelo picado
  • 3 litros de água quente
  • 1 tomate picado
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 2 pimentas bode (opcional)
  • 6 dentes de alho grandes, triturados
  • cebolinha picadinha (a gosto)
  • ½  pimentão vermelho picado
  • 2,2 quilos de mocotó cortados
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • ½  pimentão verde picado
  • 1 cebola pequena picada
  •  3 litros de água com  ½ copo de vinagre (para a higienização do mocotó)

Modo de preparo

  1. Inicie fazendo a higienização do mocotó, raspando os pedaços com uma faquinha, lave em água corrente e adicione numa tigela, com cerca de 3 litros de água e ½ copo de vinagre, mantendo por 15 minutos.
  2. Depois escorra e passe para uma panela de pressão espaçosa, junte 3 litros de água quente e 1 colher (sopa) de sal, tampando a panela e levando ao fogo e cozinhando por 1 hora e meia após pegar pressão. Desligue o fogo, tire a pressão com cuidado, abra a panela. Se desejar, você pode retirar um pouco da gordura da panela.
  3. Separe o caldo do mocotó num recipiente, alguns pedaços com ossos e outra parte picadinha.
  4. No copo do liquidificador adicione: 1 cebola pequena picada, 1 tomate picado, ½  pimentão amarelo picado, ½  pimentão verde picado, ½  pimentão vermelho picado, 2 pimentas bode (opcional), o mocotó picado e um bom tanto do caldo do cozimento do mocotó.
  5. Tampe e deixe bater por 2 minutinhos.
  6. Aqueça uma panela grande no fogo e coloque 2 colheres (sopa) de azeite e acrescente 6 dentes de alho grandes, triturados, mexendo e refogando bem. Coloque 2 colheres (sopa) de extrato de tomate, refogue e entre com o caldo que você bateu, mexendo e juntando s pedaços de mocotó com osso reservados. Prove e acerte o sal, se necessário.
  7. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 30 minutos, finalizando com cebolinha picadinha a gosto.
  8. Agora você já pode servir com um pouquinho de farinha de mandioca se gostar, e aproveitar seu saborosíssimo caldo de mocotó!

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.