O pudim de tapioca é uma sobremesa típica da culinária brasileira, muito apreciada por sua textura macia e sabor leve. É uma ótima opção para servir bem gelado, especialmente em ocasiões especiais ou em dias mais quentes. Simples de preparar, essa receita não vai ao forno e não precisa de ovos.
Como fazer pudim de tapioca
Para fazer esse pudim de tapioca, vamos utilizar tapioca granulada, leite, leite condensado, leite de coco, leite em pó e coco ralado. Primeiro, aquecemos o leite com o leite condensado e o leite de coco até levantar fervura. Em uma tigela, misturamos a tapioca com o leite em pó e o coco ralado. Em seguida, despejamos o leite fervente sobre a mistura seca e mexemos por cerca de 10 minutos para hidratar bem a tapioca. Depois, colocamos a mistura em uma forma untada com óleo, deixamos amornar, cobrimos com plástico-filme e levamos à geladeira por no mínimo 6 horas, ou de um dia para o outro. Na hora de servir, desenformamos e polvilhamos coco ralado por cima.
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pudim de tapioca
- 300 gramas de tapioca “granulada”
- 1 caixinha de leite condensado
- 600 ml de leite
- 1 vidro de leite de coco
- 1 xícara(chá) de leite em pó
- ½ xícara(chá) de coco ralado
- Coco ralado a gosto para polvilhar
Modo de preparo
- Em uma panela, coloque o leite, o leite de coco e o leite condensado. Misture bem e leve ao fogo médio até levantar fervura.
- Em uma tigela grande, coloque a tapioca granulada, o leite em pó e o coco ralado. Misture bem para incorporar.
- Despeje o leite fervente sobre a mistura da tigela e mexa continuamente por 10 minutos, para hidratar bem a tapioca.
- Transfira para uma forma de furo central (cerca de 23 cm de diâmetro) levemente untada com óleo.
- Deixe a mistura amornar bem antes de cobrir com plástico-filme. Leve à geladeira por pelo menos 6 horas, ou de um dia para o outro.
- Após gelar, desenforme com cuidado e polvilhe coco ralado por cima.
- Sirva bem gelado esse delicioso pudim de tapioca.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais