Como fazer cuca gaúcha verdadeira com uma massa deliciosa que desmancha na boca
Venha conferir como fazer essa fantástica cuca gaúcha, uma ótima opção para seu café ou lanche!
Com essa receita formidável do Canal Da Terra, você vai aprender a fazer uma deliciosa cuca gaúcha, com todas as dicas e orientações para um excelente resultado! Feita com praticidade no liquidificador, ela fica muito saborosa, é versátil, pois combina com o recheio que você desejar, a massa derrete na boca e acompanha uma farofa incrível! Faça e arrase!
Como fazer cuca gaúcha
Para a receita de cuca gaúcha, com um preparo fácil, inicie fazendo a massa da cuca. Para isso, coloque no liquidificador: o leite, o açúcar, a farinha de trigo e o fermento biológico seco, batendo durante 1 minuto. Na sequência, junte 1 ovo inteiro e mais 1 gema, a margarina ou manteiga e o sal e bata durante mais 1 minutinho. Passe essa mistura para uma vasilha e acrescente a segunda xícara de farinha, mexendo com um fouet. Inclua as rapas de limão ou laranja e a terceira xícara de farinha, voltando a mexer. Finalize a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e deguste essa maravilha!
raspinhas de limão ou laranja (sem a parte branca, para não amargar)
1 pitada de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (cerca de 450g)
1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) bem cheia de margarina ou manteiga
1 e ½ xícara (chá) de leite integral em temperatura ambiente
sugestão de recheio: 5 bananas maduras, cortadas no sentido do comprimento e meio pote de doce de leite
Para a farofa
1 xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
Da cuca
No liquidificador, adicione: 1 e ½ xícara (chá) de leite integral em temperatura ambiente, 4 colheres (sopa) de açúcar, 1 xícara (chá) de farinha de trigo e 1 sachê de fermento biológico seco e bata por 1 minuto.
Em seguida, adicione 1 ovo inteiro em temperatura ambiente, mais 1 gema, 1 colher (sopa) bem cheia de margarina ou manteiga e uma pitada de sal e bata por mais 1 minuto.
Transfira essa mistura batida para uma tigela e junte a segunda xícara de farinha de trigo, misturando com um fouet.
Agregue as rapas de limão ou laranja (sem a parte branca, para não amargar), inclua a terceira xícara de farinha e torne a misturar.
Pegue uma forma retangular (23 cm x 30 cm), já untada com óleo, transfira a massa para ela, espalhe e nivele com as costas de uma colher, umedecida na água.
Reserve essa forma num lugar abafado, como, por exemplo, no forno ou micro-ondas desligado, para a cuca crescer.
Enquanto isso, prepare a farofa.
Após a massa ter crescido cerca de um dedo, adicione o recheio de sua preferência, e a sugestão é rechear com bananas cortadas no sentido do comprimento, dispondo-as sobre a massa e juntar meio pote de doce de leite às colheradas.
Espalhe a farofa reservada por cima do recheio e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 °C, por, aproximadamente, 40 minutos.
Retire, deixe amornar, sirva e delicie-se com sua irresistível cuca gaúcha!
Da farofa
Em uma vasilha, coloque: 1 xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento, 1 xícara (chá) de açúcar e 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, apertando e misturando bem com as pontas dos dedos, até obter uma farofa. Se desejar, acrescente raspinhas de limão e torne a misturar.
Reserve.
Dica adicional: para o recheio dessa torta, você pode também utilizar, ao invés das bananas e do doce de leite: frutas cristalizadas, frutas secas, maçãs, geleia ou o que mais desejar.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.