Arroz doce é sempre uma opção irresistível, e essa versão caramelada promete elevar ainda mais o sabor. Perfeita para qualquer ocasião, essa receita não leva leite condensado, mas surpreende pela cremosidade e o toque levemente caramelizado que deixa ainda mais gostoso. Esse arroz doce caramelado vai ganhar seu coração, servindo quentinho ou gelado todo mundo vai adorar;
Como fazer arroz doce caramelado
O arroz doce caramelado é uma sobremesa fácil de preparar, mas com um resultado maravilhoso. Primeiro, cozinhamos o arroz na água até ficar bem macio. Depois, acrescentamos açúcar e leite para garantir aquela textura cremosa. O segredo está no caramelo: feito à parte, ele é adicionado aos poucos, dando o sabor único e aquele visual dourado irresistível.
Confira outras receitas:
Ingredientes para o arroz doce caramelado
- 1 xícara (chá) de arroz cru
- 3 xícaras (chá) de água
- 100ml de água (para o caramelo)
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de açúcar (para o caramelo)
- 2 xícaras (chá) de leite integral
- Canela em pó a gosto (opcional)
Obs.: Medida da xícara de 250ml.
Modo de preparo
- Coloque o arroz e as 3 xícaras de água em uma panela. Cozinhe em fogo médio até o arroz fique macio e a água seca completamente.
- Adicione ½ xícara de açúcar e 2 xícaras de leite ao arroz cozido. Mexa bem e continue cozinhando até que o arroz comece a absorver e ficar cremoso.
- Enquanto o arroz cozinha, prepare o caramelo: em outra panela, coloque os 100ml de água e 1 xícara de açúcar. Misture no começo e, em seguida, deixe a mistura ferver sem mexer até atingir uma cor dourada, semelhante à cor de guaraná.
- Desligue o fogo do caramelo e, com cuidado, vá adicionando a calda ao arroz doce, mexendo suavemente a cada adição, para que o caramelo incorpore bem ao arroz.
- Após a tradução todo o caramelo, desligado o fogo. Se preferir, polvilhe canela em pó por cima antes de servir.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais