Bolo de Vidro


Depois do enorme sucesso dos bolos bombom, a tendência agora são os bolos de vidro. Conforme os dias forem esquentando as pessoas vão procurar alternativas mais leves e o bolo de vidro é uma delas.

bolo de vidro

INGREDIENTES:

Para a Massa:
5 ovos
7 colheres (sopa) de açúcar
11 colheres (sopa) de farinha de trigo

Para o Recheio de Baba de Moça:
1 vidro de leite de coco
9 gemas peneiradas
2 xícaras (chá) de açúcar

Para a Geléia de Damasco:
250 gramas de damascos
água para cobrir os damascos
150 gramas de açúcar

Para a Cobertura de Creme de Manteiga:
500 gramas de manteiga ou margarina
1 lata de leite condensado

Para a Gelatina:
8 xícaras (chá) de água
½ quilo de açúcar
110 gramas de gelatina sem sabor
1 caixinha de gelatina com sabor de sua preferência (limão)

Para a Decoração:
2 caixinhas de morangos cortados ao meio

COMO FAZER BOLO DE VIDRO
Modo de preparo

  1. Para a massa, bata os ovos com o açúcar até ficar um suspiro. Diminua a velocidade da batedeira e coloque a farinha (velocidade mínima para não perder o ar incorporado a massa). Leve ao forno em uma assadeira 20cm por 8cm untada a uma temperatura de 180°C por aproximadamente 20 minutos ou até que esteja completamente assado.
  2. Para o recheio baba de moça, leve todos os ingredientes ao fogo e deixe até ferver, mexendo sempre.
  3. Para a geléia de damasco, leve os damascos ao fogo com água  até cobrir para cozinhar. Depois de cozidos, bata no liquidificador ainda quentes com o açúcar até que vire um purê, se necessário pingue m pouco de água para ajudar a bater. Volte para a panela e deixe no fogo até atingir o ponto de geléia.
  4. Para a cobertura de creme de manteiga, bata a manteiga na batedeira e vá acrescentando o leite condensado aos poucos na velocidade alta. Bata por aproximadamente 15 minutos e reserve.
  5. Para a gelatina, leve ao fogo 5 xícaras de água e o açúcar até ferver ou até dissolver o açúcar. Em outro recipiente, dissolva as gelatinas na água restante e misture na calda de açúcar com o fogo desligado. Com o bolo frio, corte o número de camadas desejado. Coloque em cima de um disco de isopor do tamanho do bolo e recheie intercalando os recheios. Finalize alisando o bolo com o creme manteiga.
  6. Para a decoração, coloque a cobertura em um saco de confeitar e faça linhas diagonais na lateral, encaixando os morangos cortados nos espaços. Finalize a borda do bolo com a cobertura e a parte de cima com mais morangos.
  7. Para a montagem do bolo, unte uma assadeira de fundo falso com óleo de canola. Coloque o bolo já recheado e leve o bolo para a forma. Coloque no congelador para gelar bem. Depois de bem gelado, coloque um pouco da gelatina líquida para vedar a forma. Como o fundo da forma está bem gelado, automaticamente a gelatina vai criar uma película. Depois de vedada, coloque mais dois dedos de altura da gelatina e leve novamente a geladeira até endurecer. Tire da geladeira, acrescente o restante da gelatina e deixe gelar até endurecer.

Fonte: Dia a Dia

Deixe um Comentário

Compartilhe com um amigo