13 Dicas Infalíveis Para um Bolo Perfeito


Todo mundo sabe que somos apaixonados por bolos. Diariamente nossas leitoras nos escrevem perguntando qual o segredo pra um bolo perfeito. Por isso reunimos 13 dicas infalíveis para um bolo perfeito. Basta segui-las e fazer sucesso com seus bolos.

Veja ainda: Como Fazer o Bolo de Chocolate Mais Fácil do Mundo

Esse é o primeiro passo do processo. Os bolos crescem mais se forem assados logo após o preparo. A não ser que a receita dê outra indicação, mantenha a temperatura em 180 °C. Forno alto ou baixo demais deixam o bolo murcho.

1) AQUEÇA O FORNO E UNTE A FORMA.  Esse é o primeiro passo do processo. Os bolos crescem mais se forem assados logo após o preparo. A não ser que a receita dê outra indicação, mantenha a temperatura em 180 °C. Forno alto ou baixo demais deixam o bolo murcho.

 

2

2) PENEIRE OS ÍTENS PARA NÃO EMPELOTAR: Isso vale para os ingredientes secos (açúcar, farinha, fermento, chocolate em pó etc.).

3

3) USE INGREDIENTES NA TEMPERATURA AMBIENTE: Ovos, leite e manteiga não devem estar gelados.

 

4

4) BATA AS CLARAS ATÉ QUE FIQUEM FIRMES: Se na receita pedir claras em neve, bata até o ponto em que você vira a tigela e ela não cai. Misture-as delicadamente com uma colher de pau ou uma espátula de silicone, incorporando à massa.

Participe do nosso grupo no Facebook e tenha acesso a maravilhas receitas diariamente.

5

5) ADICIONE O FERMENTO EM PÓ SÓ NO FINAL: Ele deve ser o último item incluso na massa. Guarde-o em local seco e fresco, fora da geladeira. A mudança de temperatura faz o fermento ficar alterado. Também vale checar a validade do produto antes de começar a receita.

 

6

6) CUBRA O BOLO DEPOIS DE TIRÁ-LO DO FORNO: Use um pano seco e coloque o bolo coberto sobre o fogão. Nunca coloque-o em bancadas frias, porque a mudança brusca de temperatura faz a massa murchar.

 

7

7) EVITE ABRIR O FORNO NOS PRIMEIROS 15 MINUTOS: É recomendável cobrir o bolo com papel-alumínio se a superfície corar antes que a massa termine de assar. A parte brilhante deve estar voltada para o bolo. Deixe-o em forno brando até terminar de assar.

8

8) NÃO UNTE COM FARINHA: Para dar um sabor diferente ao bolo, você pode usar farelo de aveia (mais fibras), cacau em pó, açúcar ou açúcar de confeiteiro e até mesmo outros tipos de farinha da sua preferência.

 

9

9) FURE COM GARFO PARA DAR MACIEZ: O bolo amanhecido ou ressecado ficará mais macio. Outra dica é regá-lo com 1/2 copo (americano) de guaraná

 

10

10) DEIXE O BOLO MOLHADO: Para que o bolo fique com a massa bem molhada, você pode adicionar uma maçã ralada ou procurar receitas com iogurte, leite e até água quente. Um bom exemplo é o resultado final do bolo nega maluca recheado, uma delícia!

 

11

11) NÃO DEIXE O CREME ESCORRER: Antes de cobrir o bolo com glacê, polvilhe amido de milho sobre ele.

Conheça as melhores e mais tradicionais receitas de coberturas pra bolos e tortas

12

12) NÃO ESPETE O PALITO NO BOLO! O melhor jeito de conferir se a massa assou por completo é usar o dedo indicador e fazer uma leve pressão na superfície. Se afundar e demorar a voltar, ainda precisa de mais alguns minutos. Senão, ele está pronto para retirar do forno. Usar o palito faz com que o ar da massa saia e atrapalhe o cozimento, podendo deixá-lo solado

 

13

13) FIQUE ATENTA ÀS MEDIDAS: Ter um medidor correto para as receitas ajuda na hora de acertar a mão na massa, além de ter uma balança digital para as medidas em gramas. Checou tudo direitinho?

Fonte: M de Mulher

Deixe um Comentário

Compartilhe com um amigo